Depois da visita de alunos de Engenharia Química da UFBA, a Basf recebeu os estudantes do curso de Sistemas de Energias Renováveis do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Lauro de Freitas em seu Complexo Acrílico no Polo de Camaçari. A ação, que também contou com a presença de professores, apresentou a empresa e seus processos de energias e utilidades, bem como a otimização e priorização do uso de fontes renováveis nos processos Industriais da planta de superabsorvente. A próxima visita programada é de alunos do Senai Cimatec.
“O objetivo de receber estudantes da Bahia para apresentar as nossas instalações visa atiçar a curiosidade por essa área e, consequentemente, potencializar novos sonhos para essa geração que será o futuro da indústria baiana. Essas experiências monitoradas são um valioso complemento à educação formal, oferecendo aos participantes uma visão real do funcionamento empresarial, das exigências do mercado de trabalho e da relevância dos conceitos tecnológicos e teóricos aprendidos”, afirma Tânia Oberding, diretora industrial da Basf.
O evento foi estruturado em duas etapas: na primeira, profissionais da Basf apresentaram aos alunos a empresa e seus processos de energias e utilidades, bem como a otimização e priorização do uso de fontes renováveis nos processos industriais de fabricação de SAP – ou polímero superabsorvente, material conhecido por estar presente em fraldas e absorventes – e de monômeros, utilizados para a fabricação de resinas para tintas e adesivos.
Já na segunda etapa da visita, os estudantes puderam conhecer uma sala de controle e a estrutura de operação da planta de superabsorventes, ampliando assim a visão de funcionamento de uma unidade produtiva. “Trazer o jovem para mais perto de uma operação proporciona uma visão detalhada sobre os processos químicos realizados dentro de uma fábrica. Essa aproximação é essencial para engajá-lo a enxergar possibilidades de atuação nesse setor”, ressalta Tânia Oberding.