Laís Andrade
Jornal Camaçari
Após quatro anos e noves meses de ter anunciado a liberação de recursos, no valor de R$ 1.462.500,00, para o projeto de requalificação do centro histórico de Camaçari, a prefeitura, através da Secretaria da Cultura (Secult), anunciou que finalmente irá inaugurar a obra. O equipamento está instalado na antiga Estação Ferroviária, no Centro Histórico da cidade. A cerimônia acontecerá sexta-feira (23/9), às 10h.
Na época, no texto apresentado pelo governo, o projeto que tinha três etapas, foi dividido da seguinte forma: A primeira seria a criação do Museu da Cidade e uma biblioteca na estação. Na segunda fase seria desenvolvido na região, um espaço multiuso, ligando o arquivo municipal ao antigo cinema. E na última, o antigo cinema seria reformado e transformado em um cine-teatro.
O edital da obra, tinha previsão de ser lançado em janeiro de 2018 e a famigerada obra no primeiro trimestre daquele ano.
Relembre as promessa de revitalização e anúncios oficiais durante os anos:
Dezembro de 2017 – Anúncio de liberação do recurso
Janeiro de 2018 – Previsão do lançamento do edital da obra feito pela secretária
Primeiro trimestre de 2018 – Previsão do inicio das obras
Maio de 2019 – Assinatura do contrato do museu da cidade (obra não concluída)
Junho de 2019 – Previsão de conclusão da obra para o mesmo ano
Maio e Junho de 2020 – previsão da conclusão da obra da estação ferroviária dita em 2019
6 de maio de 2020 – Assinatura de contrato sem previsão para inicio.
Inauguração do Museu acontece nesta sexta (23)
De acordo com a pasta, o museu tem como objetivo resgatar a memória, democratizar o acesso e divulgar a história, o patrimônio cultural, a pluralidade étnica e cultural de Camaçari, desde quando os povos originários aqui habitavam, passando pelo papel de Vila de Abrantes para o Brasil do período colonial; a mudança de eixo de desenvolvimento do município com a implantação da linha férrea; a Camaçari contemporânea com sua industrialização; sem esquecer de todo seu valor cultural e natural. O espaço se apresenta de forma interativa, compartilhando conhecimento e sendo instrumento de preservação e divulgação de acervos referentes ao povo camaçariense.
Clique aqui para seguir a gente no Instagram e receber todas as notícias em primeira mão
O imóvel recebeu serviços de restauração e requalificação das estruturas físicas, executadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), ganhando uma sala de exposições climatizada, dois sanitários para pessoas com deficiência (masculino e feminino), rampas e escadas com acessibilidade, localizada no platô da edificação e guarda-copo no entorno do equipamento.
O projeto arquitetônico buscou manter as características do prédio, que está inserido na ação de revitalização do Centro Antigo, dentro do subprograma Nos Trilhos da Memória, da Secult, através da Coordenação do Patrimônio.












