• 15 de April de 2024


Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

 Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Brasil. Até então, o imunizante poderia ser administrado em jovens a partir dos 12 anos.

Assim como nos adultos, são necessárias duas doses para a imunização completa. No entanto, a dose utilizada para esta faixa etária corresponde a um terço daquela aplicada em pessoas a partir de 12 anos.

O frasco utilizado em maiores de 12 anos tem detalhes em cores roxas. Para diferenciar a vacina para crianças, a vacina da Pfizer para esta faixa etária é laranja. Para evitar confusões, a Anvisa recomendou que seja feito um treinamento específico para aplicação da vacina em crianças.

Uma diferença entre as duas é o tempo em que o frasco pode ficar armazenado: a das crianças pode ser guardada por um mês, enquanto a dose “normal” pode ser armazenada por 10 semanas.

A vacina da Pfizer já está sendo utilizada em pessoas de 5 a 11 anos em diversos países, como Estados Unidos, Israel, Reino Unido e outros.

O pedido da Pfizer para aprovação da vacina para crianças foi feito à Anvisa em 12 de novembro. Segundo a agência, foram 21 dias para que o pedido fosse aceito, descontados os 14 dias que a empresa levou para esclarecer dúvidas sobre o imunizante.

Joe Improta