• 22 de June de 2022


Ação sustentável promove troca de plásticos recicláveis por alimentos e itens de higiene em escolas de Dias d’Ávila

 Ação sustentável promove troca de plásticos recicláveis por alimentos e itens de higiene em escolas de Dias d’Ávila

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação levará a discussão sobre hábitos sustentáveis para o município de Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com foco em economia circular, o projeto Plastitroque acontece entre 9 e 15 de junho, estimulando o descarte correto de resíduos e a reciclagem. A iniciativa, promovida pela Braskem, terá a participação de alunos do Colégio Laura Folly, que possui em média 1.100 estudantes no ensino fundamental e no EJA – Educação de Jovens e Adultos, e da Escola Creche Municipal São Francisco de Assis, que atende cerca de 150 crianças.

Durante a ação, os alunos que entregarem os resíduos vão receber moedas simbólicas, batizadas de Plasticoins, que podem ser acumuladas e depois trocadas pelos alimentos e itens de higiene. A abertura do período de troca será marcada por uma cerimônia, nesta quinta-feira, 9, às 9h, no Colégio Laura Folly com a presença da Secretária Municipal de Educação (Seduc), Hermínia Souza, e da diretora e gerente de Relações Institucionais da Braskem, Renata Bley e Magnólia Borges, respectivamente.

O projeto engloba as iniciativas sociais promovidas pela Braskem na Bahia para fortalecimento da economia circular nas comunidades do seu entorno. “Continuamos empenhados em desenvolver a cadeia de reciclagem no estado, demonstrando como é simples adotar hábitos sustentáveis e os benefícios que essas atitudes trazem para o meio ambiente”, explica Magnólia Borges.

O evento também terá a apresentação de um grupo cultural do município, a exibição de vídeos da série Braskem “Descarte com Atitude” e aplicação de jogo de perguntas e respostas (Quiz) para as crianças. Quem acertar, receberá brindes. Por meio das atividades interativas e das recompensas, a ação busca despertar nos estudantes a consciência sobre a importância de adotar hábitos sustentáveis. Desta forma, eles podem atuar como multiplicadores desse conhecimento com seus familiares e na sua comunidade.

Essa é a terceira edição do Plastitroque, que também já foi realizado em Camaçari e Candeias. Além de conscientização ambiental, o projeto contribui com um reforço na renda de catadores de resíduos, já que todo material arrecado é entregue à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), que é apoiada pelo Programa Ser+, promovido pela Braskem.

Joe Improta