Maternidade de Camaçari completa um ano de atividades com protagonismo feminino
Com uma diretoria formada somente por mulheres, a Maternidade Regional de Camaçari (MRC) está completando nesta terça(24/10), seu primeiro ano de fundação. A unidade realizou neste período mais de 4 mil partos e adota como fundamento da sua prática hospitalar a humanização do parto, que tem dentre seus pilares o fomento ao protagonismo da parturiente durante o processo de internação.
O significado neste um ano, é que a MRC tem prestado, no processo de assistência humanizada, acolhimento às gestantes e suas famílias, respeito às suas necessidades, bem como executado procedimentos que têm por base evidências científicas.
Neste primeiro ano de vida, a Maternidade Regional de Camaçari comemora importantes registros. Além dos 4 mil partos, foram realizados 13 mil atendimentos de urgência e emergência. Houve ainda registro de100% de mulheres e bebês com acompanhantes e de testes da triagem neonatal, além de vacinação em 100% dos bebês elegíveis.
Gestão colegiada
Apartir da concepção do partohumanizado é oferecido a cada parturiente um plano individual de parto, por meio do qual são ofertados métodos não farmacológicos para o alívio da dor. Nesse estágio, a gestante recebe massagens durante o trabalho de parto, além de ter acesso a água quente, seja no chuveiro ou na banheira, visando a um parto mais tranquilo.
“Além desses procedimentos, promovemos, ainda, como práticas de atenção também aos bebês, contato imediato pele a pele com a mãe após o nascimento. A amamentação na primeira hora de vida também é um dos pilares do processo de atendimento humanizado ”, revela a diretora geral, Aline Costa.