Estudante de direito é expulsa de faculdade após atacar colegas beneficiados pelo FIES em Feira de Santana
Após flagrantes de racismo serem expostos nas redes sociais, uma menina foi expulsa de uma universidade privada na cidade de Feira de Santana, a 115 km de Salvador. Após saberem do caso, demais estudantes se mobilizaram para pressionar a instituição, a expulsão foi divulgada na manhã de terça-feira (20/9).
Em um print, que mostra o perfil da jovem Beatriz Lobo, é flagrada uma afirmação contra estudantes do programa do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). “O odeio Lula porque ele inventou o FIES, e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”, ressaltou ela, que estuda Direito.
Alunos da UNIFAN protestam contra o racismo na porta da instituição pic.twitter.com/TLZQ8pCYVJ
— Rafael Velame (@rafaelvelame) September 20, 2022
O comentário faz referência aos alunos que, em geral, são de classes sociais menos favorecidas financeiramente. A publicação foi feita na quarta-feira (14/9), e veio a público nesta semana. Com a repercussão, os estudantes se reuniram na porta da universidade, para pedir mudanças e lutar contra a intolerância dentro da organização.
Após a movimentação, a universidade publicou uma nota, onde diz que vai apurar o caso. “O Centro Universitário Nobre vem, por meio desta, informar que repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo”. Algumas horas depois, a gestão da universidade convocou os alunos e confirmou a expulsão de Beatriz.
Desfecho do caso.
Aluna que fez o comentário racista foi expulsa da faculdade. O anúncio foi feito pelo reitor diante de centenas de alunos. pic.twitter.com/cWEgtNxsrS
— Rafael Velame (@rafaelvelame) September 21, 2022
REPERCUSSÃO
Na manhã desta quarta-feira (21/9), as manifestações não pararam. Uma estudante da instituição postou em suas redes sociais, uma placa, a qual pendurou nas costas, com a mensagem. “Prazer, desgra** que Lula colocou aqui”.