• 2 de November de 2024


200 novos postos de trabalho deverão ser gerados com ampliação de indústria em Camaçari

 200 novos postos de trabalho deverão ser gerados com ampliação de indústria em Camaçari

A indústria do grupo capixaba Imetame Energia deve investir até R$ 31 milhões no município baiano de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A empresa, destinada à produção de gás natural, já está operando há 2 anos e fará a ampliação no hub de tratamento de gás, malha de tubulação para escoamento do gás e atendimento a Unidade Termelétrica II e III. A previsão é que sejam gerados até 200 novos empregos.

Atualmente, a produção é de 54.000.000m³/ano, mas, com a ampliação, terá o aumento de até 87.381.000m³ por ano em sua capacidade produtiva instalada. O protocolo de intenções foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na última sexta-feira (6).

“Gerar empregos para a população, desenvolver economicamente a Bahia através da prospecção e atração de investimentos que beneficiam o povo baiano é motivo de orgulho para nós do Governo do Estado. Esse novo investimento da Imetame possibilitará a movimentação da economia local e geração de renda”, afirma o vice-governador João Leão, titular da SDE.

Segundo o diretor da empresa, Giuliano Favalessa, os empregos gerados indiretamente são de atividades periféricas, que serão necessárias na fase de construção e comissionamento de obra da unidade, tais como restaurantes, hotéis, oficinas, transporte e etc.




“A ampliação do campo de gás e da futura implantação da usina Termelétrica de forma macro garante maior segurança ao sistema energético com disponibilidade de energia. Dá oportunidade a pequenos negócios de desenvolvimento, bem como circulação e distribuição de riqueza, transformando oportunidade em prosperidade, evidenciando o município e Estado como área produtora de gás e geradora de energia em âmbito nacional”, explica Giuliano Favalessa.

Ainda de acordo com o empresário, a ampliação no campo de gás refere-se à intervenção em poços, na tubulação de interligação entre os campos de gás Cardeal Amarelo e Cardeal do Nordeste e instalação de equipamentos de superfície que ficarão fixos na unidade. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre 2021.

Joe Improta