• 21 de May de 2022

Votorantim tem programa para melhoria da educação no município de Camaçari

 Votorantim tem programa para melhoria da educação no município de Camaçari

A Votorantim Cimentos e a Secretaria de Educação de Camaçari reafirmaram a parceria para realizar, este ano, mais uma edição do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). O objetivo é impulsionar melhorias na rede pública de ensino, por meio da qualificação de gestores escolares, professores e técnicos da Secretaria, além da mobilização social para aumentar a participação local por uma educação de qualidade. O programa envolve mais de 100 profissionais e beneficia cerca de 10 mil alunos de 30 escolas, mobilizando ainda quatro mil pessoas da comunidade.

“Em cinco anos de atuação do PVE, as ações do programa ajudaram os profissionais da rede municipal a amadurecem na gestão e nas estratégias de ensino, de forma que puderam enfrentar melhor as questões educacionais durante a pandemia”, afirma a secretária municipal de Educação de Camaçari, Neurilene Martins, ressaltando que “o PVE se constituiu também como um suporte imprescindível para a realização do projeto “Mais e Melhor Educação: em Casa”, voltado para a oferta do ensino remoto por meio de governança compartilhada entre o Comitê Gestor, os Comitês de Curadoria e os Comitês Escolares”.

A iniciativa contribuiu para avanços na educação em Camaçari. “O PVE tem proporcionado transformações importantes porque estimula a educação a ultrapassar os limites da sala de aula e a estimular a comunidade a também participar de melhorias. É um programa que está em sintonia com o nosso jeito de ir além, oferecendo soluções que atendem às necessidades da comunidade e que contribuem de forma consistente para o desenvolvimento regional”, afirma a consultora de Transformação Social da Votorantim Cimentos, Sabrina Oliveira Costa Espinola.

Além de Camaçari, a empresa apoia a realização do PVE em mais quatro municípios na Bahia: Cachoeira, São Félix, Maragogipe e Governador Mangabeira. No total, a Votorantim realiza o programa, ao longo de 2022, em 14 municípios de nove Estados. O programa tem como objetivo proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências em gestão e mobilização social para os participantes contribuírem, tanto no âmbito escolar quanto na comunidade, com a melhoria da educação no município.

Conteúdo educacional online

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) disponibiliza informações relevantes para serem utilizadas na retomada das aulas presenciais. Um dos principais conteúdos é o Guia de Volta às Aulas 2022, que pode ser acessado gratuitamente por meio deste link. O programa também lançou o Educação em Movimento – Ninguém Fica para Trás, um manifesto que visa resgatar o aprendizado em um momento pandêmico, além de uma pesquisa referente à evasão escolar e um e-book com dicas sobre como mobilizar comunidades e famílias em prol da educação. A pesquisa e o e-book podem ser acessados por meio deste link. Para obter outras informações e materiais de apoio gratuitos, basta acessar o site: https://pve.institutovotorantim.org.br/.

Joe Improta