• 3 de December de 2021

Vitória pode ficar sem contratar até 2023 se não quitar dívida com Walter Bou

 Vitória pode ficar sem contratar até 2023 se não quitar dívida com Walter Bou

O Vitória está impossibilitado de registrar novos jogadores por três janelas de transferência, até 2023. E, de acordo com o que foi apurado pela reportagem do ge, a punição não é algo novo. O clube foi notificado pela Fifa há cerca de dois meses e, desde então, está ‘bloqueado’ no sistema da entidade máxima do futebol. A informação foi divulgada inicialmente pelo site Arena Rubro-Negra, e confirmada pelo ge.

A punição é referente a uma dívida com o Boca Juniors pela contratação do atacante Walter Bou. O valor das parcelas atrasadas corresponde a 180 mil dólares, cerca de R$ 1 milhão na cotação atual. Ainda de acordo com o que foi apurado pela reportagem, o clube fica livre do gancho caso efetue o pagamento. Mas não há perspectiva para isso.

Internamente, a cúpula rubro-negra entendeu que, como não havia mais um prazo paga pagamento, o clube deveria concentrar as atenções na reta final da Série B e deixar para resolver a situação com a Fifa só após o término da competição nacional, já com uma definição sobre o futuro do clube em 2022.

Walter Bou chegou à Toca do Leão com vínculo de empréstimo em 2018, quando o Rubro-Negro era gerido por Ricardo David. Dois anos depois, já na gestão de Paulo Carneiro, o Vitória foi notificado sobre o caso pela primeira vez. Na época, o cartola renegociou a dívida com o clube argentina para evitar uma punição.

Sem o pagamento das parcelas renegociadas, o Boca Juniors voltou a acionar o clube brasileiro na justiça em 2021.

Mais dívidas
O Vitória convive com outras dívidas, que ainda não geraram punições ao clube. São os casos das contratações de Jordy Caicedo e João Victor, ambas em 2019. O atacante veio do Universidad Católica-EQU e o zagueiro estava no Santa Cruz.

Dos três atletas (Walter Bou, Jordy Caicedo e João Victor), o defensor é o único que segue no clube. Ainda em relação a João Victor, o ge apurou que já houve uma solicitação de penhora pela Justiça Federal.

Filme repetido
Essa não é a primeira vez que o Vitória fica impedido de registrar jogadores por conta de dívidas com outros clubes. Em dezembro de 2020 o Rubro-Negro foi punido pela Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que na época atendeu a reclamações de outras equipes brasileiras. A situação foi resolvida em feveriro deste ano.

Redação