• 21 de May de 2024


Vacinação contra dengue começa nesta terça (20) em Camaçari

 Vacinação contra dengue começa nesta terça (20) em Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa), dará início nesta terça-feira (20/2) à vacinação contra a dengue no município. A ação vai acontecer nas 42 salas de vacina das unidades de saúde espalhadas na sede e na costa. Para tanto, a cidade recebeu 8.956 doses do imunizante.

A Sesau informa que, para este primeiro momento, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), inicialmente, a vacinação será para crianças de 10 a 11 anos. Ainda, segundo a pasta, mediante o avanço e, à medida que haja oferta de doses disponíveis, a faixa etária será ampliada até crianças com 14 anos. No ato da vacinação a criança precisa estar acompanhada dos pais e/ou responsáveis e apresentar documento de identificação, cartão de vacina, CPF ou o cartão SUS.

Conforme explica o secretário da Saúde, Elias Natan, a vacina é mais uma arma no combate à dengue. “A imunização não substitui os cuidados que devemos tomar para eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, precisamos nos manter vigilantes, acabando com todos os locais que acumulem água a céu aberto, sem tratamento, nos imóveis residenciais e comerciais. A população é o maior agente de combate às endemias que existe. Pois, cada um precisa cuidar de sua casa”, explica o gestor da pasta ao completar dizendo que, “é uma vacina que, até então, não apresentou nenhuma reação adversa e todos os nossos servidores, das salas de vacinação, estão preparados e com as informações necessárias para orientar os pais e as crianças na hora da vacinação”.

Não podem tomar a vacina crianças que estão com dengue ou sintomas sugestivos da doença; imunossuprimidas (que têm baixa imunidade); e que tenham tido dengue há menos de 6 meses.

Joe Improta