• 21 de May de 2024


Vacinação contra a dengue retoma nesta segunda (6) em Camaçari

 Vacinação contra a dengue retoma nesta segunda (6) em Camaçari

Com a chegada do novo lote de vacinas, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que a vacinação contra a dengue será retomada nesta segunda-feira (6/5), vacinando apenas crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos de idade, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). Para esse público-alvo, há um total de 21.606 pessoas no município.

Para receber a vacina é preciso estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis legais, que devem apresentar cartão de vacinação, se tiver, e número do cartão SUS ou CPF da pessoa que receberá a imunização.

A vacinação acontece nas 42 unidades de saúde, distribuídas entre a sede e a costa do município. Durante a semana, a imunização ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h. Sendo que na Unidade de Saúde da Família (USF) da Gleba B, o atendimento também sucede aos sábados, das 8h30 às 18h30.

No momento da vacinação a equipe verificará quando foi a última vacina que a pessoa recebeu e se está dentro do prazo mínimo de intervalo para receber a da dengue. Para completar o esquema vacinal é necessário tomar duas doses da vacina. O intervalo entre a primeira e a segunda é de três meses.

Conhecida como Qdenga, a vacina da dengue não pode ser aplicada em pessoas que estão com a doença ou sintomas sugestivos; imunossuprimidas (que têm baixa imunidade); e que tenham tido dengue há menos de seis meses.

Joe Improta