• 20 de April de 2024


Unipar anuncia construção de nova fábrica de cloro no Polo Petroquímico de Camaçari 

 Unipar anuncia construção de nova fábrica de cloro no Polo Petroquímico de Camaçari 

A Unipar – líder na produção de cloro e soda e uma das maiores na produção de PVC na América do Sul – construirá uma nova planta no Nordeste do país, com capacidade instalada de cerca de 10 mil toneladas/ano de cloro. A fábrica será construída no Polo Petroquímico de Camaçari, para atender à demanda crescente da região por ácido clorídrico, hipoclorito e soda cáustica.

O investimento é o primeiro projeto “greenfield” da estratégia de expansão geográfica da Unipar, cujo objetivo é crescer de forma sustentável através de novas unidades produtivas em regiões onde há expectativa de maior avanço do saneamento básico nos próximos anos. O novo Marco do Saneamento, sancionado em 2020, visa a universalizar os serviços de saneamento básico até 2033 e com isso melhorar os índices como os que indicam que aproximadamente 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e 100 milhões são desabastecidos pelo serviço de coleta de esgoto.

“Por meio deste investimento, a Unipar dará mais um importante passo na sua estratégia de crescimento sustentável. Seguimos buscando oportunidades de crescimento em três verticais: expansão no negócio core (cloro e derivados, soda cáustica e PVC) no Brasil e outras regiões; ampliação em negócios adjacentes ao core, e entrada em novos negócios na química básica e petroquímica, historicamente no DNA da Unipar”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.




A nova fábrica (que custará cerca de R$130 milhões ) foi projetada com uma das mais seguras, modernas e ecoeficientes tecnologias de produção de cloro, o que permitirá a otimização o consumo de energia e dos demais recursos. A previsão é de que as obras tenham início no segundo semestre deste ano e sejam finalizadas em até 24 meses.

Após a conclusão da implantação do projeto, a Unipar passará a contar com quatro unidades produtivas, uma na Argentina e três no Brasil, sendo duas em São Paulo e a nova na Bahia, que complementa a atuação da companhia no Estado, onde já está presente com a operação de geração de energia eólica como autoprodutora.

Joe Improta