• 12 de April de 2024


Unidade da Bayer em Camaçari lança projeto que destina resíduos para tecnologias sustentáveis de tratamento

 Unidade da Bayer em Camaçari lança projeto que destina resíduos para tecnologias sustentáveis de tratamento

Camaçari, novembro de 2021- Reciclagem, reutilização, compostagem e recuperação energética. Estas são apenas algumas práticas que recebem tecnologias sustentáveis de tratamento, provenientes de resíduos sólidos da unidade da Bayer em Camaçari, na Bahia. Todas as iniciativas são oriundas do Aterro Zero, projeto que foi desenvolvido para eliminar o envio de 100% dos resíduos sólidos da fábrica para aterros sanitários, evitando assim prejuízos associados a qualquer tipo de descarte.

“Ser sustentável é um valor para nós, e os benefícios desse trabalho são inúmeros. É um grande passo para nossa responsabilidade socioambiental e um avanço para a preservação do planeta”, afirma Guilherme Alencar, Engenheiro de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Bayer em Camaçari.

Lançado há três meses, o projeto já desviou mais de 188 toneladas de resíduos sólidos para que empresas especializadas com expertise nas tecnologias necessárias para o tratamento dos resíduos pudessem aproveitá-los de forma adequada. A iniciativa também realiza auditorias nessas empresas destinatárias para verificar o cumprimento dos requisitos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

O projeto segue as diretrizes do Index de Meio Ambiente (Índice de Desempenho Ambiental), um dos indicadores estratégicos para a operação da unidade de produção. Os pilares que estruturam esse indicador contribuem para a viabilização de melhorias contínuas na companhia e para o alcance do valor máximo ao desvio de aterro. Além disso, o projeto contribui colaborativamente para alcançar Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e incentiva a prática sustentável dentro e fora dos limites da Bayer.

“Esse é um marco importante, resultado de um trabalho em time com ações integradas de sustentabilidade. O projeto está totalmente alinhado à nossa estratégia global, reforça a nossa colaboração junto às comunidades locais e outros públicos de relacionamento, reduz a nossa pegada ambiental e fortalece o nosso compromisso com a sociedade’’, reforça Rodrigo Pimentel, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente em da Bayer em Camaçari.

Com a destinação adequada dos resíduos, a estratégia é mais uma das importantes iniciativas que a Bayer está adotando para atingir suas ambiciosas metas de sustentabilidade, que incluem tornar-se uma empresa carbono neutro até 2030, tornar seus locais de produção neutros para o clima e reduzir as emissões de poluentes em toda a sua cadeia de valor, o que inclui a escolha de parceiros e fornecedores mais sustentáveis.

Joe Improta