• 15 de June de 2024


Ufba terá novo espaço em Camaçari focado na indústria 4.0

 Ufba terá novo espaço em Camaçari focado na indústria 4.0

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) passará a contar com um novo espaço, em Camaçari, totalmente voltado para o desenvolvimento da Indústria 4.0. Será um novo prédio para laboratórios tecnológicos que incrementarão as atividades do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) que foi acrescentado ao campus já existente na cidade. O espaço em que funcionará a Unidade II da Ufba em Camaçari será voltado a aplicações referentes à Indústria 4.0, manufatura aditiva ou integrada, impressoras 3D, realidade virtual e aumentada, maker de inovação, energias renováveis, robótica, inteligência artificial, computação e linguística computacional, considerando as culturas artística, científica e humanística.

A nova unidade “é fruto do acordo de cessão entre a Universidade Federal da Bahia e a Prefeitura Municipal de Camaçari, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos e consolidar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão na Cidade de Camaçari e Região Metropolitana”, informou a diretora do ICTI, Maiana Brito de Matos. O novo prédio vai funcionar na Avenida Eixo Urbano Central, antigo Senai, no centro da cidade.

“O planejamento é que no segundo semestre de 2024, as atividades acadêmicas e administrativas sejam iniciadas no novo prédio, que comportará, predominantemente, laboratórios. Também contará com área de convivência mais propicia à criatividade e à inovação, e também com ponto de distribuição de energia, o que é muito importante para a comunidade acadêmica local, que usa muitos equipamentos tecnológicos”, completou a diretora do campus Camaçari.

Com uma área total de 3,3 mil m² e área construída de 2,7mil m², o prédio passará por reformas necessárias à adequação a atividades acadêmicas e administrativas. Segundo a diretora, “a reforma do prédio será realizada através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A elaboração dos projetos executivos está prevista para começar em novembro de 2023, e, no próximo ano, será o início da reforma”.

O plano de trabalho relativo ao acordo firmado também será coordenado pela diretora Maiana Matos. As atividades no prédio serão desenvolvidas pelo grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo e por novos grupos que vierem a ser criados pelo corpo docente. Outros projetos de ensino, pesquisa e extensão, coordenados pelos servidores do ICTI, poderão utilizar os espaços para o desenvolvimento das atividades, de acordo com o planejamento semestral, informou a diretora.

Além do bacharelado interdisciplinar em ciência, tecnologia e inovação, neste ano de 2023, a Ufba Camaçari começou a ofertar o curso de engenharia de produção – o que fez aumentar o número de estudantes da cidade Camaçari e da Região Metropolitana de Salvador, através do bônus regional. Com as unidades I e II da UFBA em Camaçari, “teremos o envolvimento de mais de 41 docentes e 30 técnicos, e a previsão de mais de 500 estudantes vinculados”, vislumbrou a diretora.

Joe Improta