• 24 de June de 2024


Tronox lança novo produto desenvolvido na fábrica do Polo de Camaçari

 Tronox lança novo produto desenvolvido na fábrica do Polo de Camaçari

Totalmente produzido na fábrica da Bahia, a Tronox acaba de lançar um novo produto para o mercado latino-americano: o TiONA®592, para aplicações em tintas. “O novo produto coloca a operação baiana em um novo patamar de competitividade, em função da sua qualidade técnica e versatilidade e, por isso, despertou grande interesse do mercado mesmo antes do seu lançamento”, afirma Roberto Garcia, diretor geral da Tronox para as Américas. Ele explica que “da escala piloto para a comercialização foram menos de dois anos, em um cenário de pandemia, graças ao grande trabalho desenvolvido pela equipe da planta da Bahia, que realizou os testes na fábrica, concebendo e implantando as diversas modificações necessárias para a transição da fase piloto para a escala de produção”.

Com avançada tecnologia de sulfato, o TIONA®592, segundo a empresa, “apresenta excelente dispersão e processabilidade, alta intensidade de cor, brilho e boa durabilidade para aplicações em tintas decorativas para exterior e interior, tintas industriais e tintas em pó”. Além disso, conta com uma produção local e confiável, qualidade consistente e suporte técnico e comercial.

O desenvolvimento do novo produto envolveu as equipes de Manufatura da Bahia, do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, nos Estados Unidos, e de Assistência Técnica, de São Paulo. Os testes foram realizados em fábricas de clientes, “que contribuíram para melhorar ainda mais a performance e versatilidade”, informa Roberto Garcia. Segundo ele, “o TiONA® 592 traz características técnicas que conferem um alto padrão de versatilidade. Essa característica multipropósito nos permite competir em novos segmentos do mercado de tintas e de plásticos”.

O lançamento para o público interno reuniu os funcionários da planta da Bahia, da mina da Paraíba, do escritório comercial de São Paulo e do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, nos EUA, em uma grande confraternização virtual, com a participação também dos diretores globais e vice-presidentes das áreas de Operações, P&D, Comercial & Estratégia e Marketing.

Tronox no Polo de Camaçari

A Tronox no Polo Industrial de Camaçari é a única produtora brasileira de dióxido de titânio (TiO2). A fábrica utiliza como principal matéria-prima o minério de titânio, ou ilmenita, para produzir o pó branco inorgânico e de uso seguro, utilizado para dar cor, brilho, melhor cobertura (opacidade) e durabilidade a uma enorme gama de produtos, desde tintas e materiais para construção civil, a cobertura para medicamentos, equipamentos médicos e embalagens para alimentos. A empresa integra o grupo Tronox Holdings plc, a maior fabricante mundial integrada de pigmentos de dióxido de titânio de alta qualidade e de zirconita.

Joe Improta