• 29 de March de 2024


So+ma, Braskem e Limpec lançam unidade para receber materiais recicláveis em Camaçari

 So+ma, Braskem e Limpec lançam unidade para receber materiais recicláveis em Camaçari

A startup de impacto socioambiental so+ma, que já conta com doze casas de recebimento de materiais recicláveis em Salvador, inaugurará no segundo semestre, com o patrocínio da Braskem, mais uma nova unidade em outro município baiano: Camaçari. O objetivo da unidade, que atenderá cerca de 300 mil pessoas, é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos.

A iniciativa, idealizada pela cientista comportamental Claudia Pires, quer estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta seus resíduos em pontos por meio do Programa so+ma vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou ainda possa transferir doações para ONGs locais.

Em Camaçari, o Programa so+ma vantagens é realizado com o apoio da Braskem, maior empresa petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros. “Um dos nossos macro-objetivos para o desenvolvimento sustentável e para a economia circular de carbono neutro é a eliminação de resíduos plásticos através do reuso e da reciclagem. Acreditamos que por meio dessas parcerias alcançamos ganhos sociais coletivos e realmente relevantes, estimulando o consumo consciente, descarte correto e gestão adequada dos resíduos plásticos”, afirma Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

O projeto conta com o suporte da Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), e com a parceria de uma cooperativa local, que receberá a oferta de recicláveis para gerar renda. “Nosso programa surge como uma oportunidade socioambiental que visa tanto os preceitos da economia circular a partir do incentivo à reciclagem, a geração de emprego e renda para as cooperativas, como economia e oportunidades de desenvolvimento social para a população”, afirma a fundadora do programa Claudia Pires.

A so+ma, que é a primeira fintech do país a unir benefícios financeiros a atitudes que geram impacto social positivo, foi acelerada pela plataforma Braskem Labs, uma das maiores iniciativas de empreendedorismo de impacto socioambiental do Brasil. Além da Bahia, a startup também atua em Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

SERVIÇO

Cada casa so+ma que recebe os materiais recicláveis da população conta com um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. Cada unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. Para se cadastrar no Programa so+ma vantagens em Camaçari ou saber mais sobre o projeto, acesse o site www.somavantagens.com.br.

Sobre a so+ma

A startup tem o propósito de gerar impacto socioambiental unindo tecnologia e ciência comportamental a fim de promover a mudança de comportamento, para a promoção da qualidade do meio ambiente e desenvolvimento social nas comunidades por meio de parcerias com entidades privadas, públicas e sem fins lucrativos.

Levando seus recicláveis aos espaços mantidos pela so+ma, os moradores ganham pontos que podem ser trocados por cursos, alimentação básica, experiências, descontos em supermercado e muito mais. A adesão é totalmente gratuita e sem taxas de anuidade.

A startup também fomenta o crescimento da economia local ao incentivar as trocas dos pontos em comércios da região.

Para saber mais, acesse www.somosasoma.com.br

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

Joe Improta