• 9 de September de 2024

Simulado geral do Polo de Camaçari será realizado até final do ano sem aviso prévio

 Simulado geral do Polo de Camaçari será realizado até final do ano sem aviso prévio

Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/Cofic anuncia a realização, até o final do ano, sem aviso prévio de data e horário, do exercício simulado de evasão do Polo Industrial de Camaçari. O evento terá a participação de mais de 50 empresas e cerca de 15 mil pessoas que trabalham no Complexo Industrial. O treinamento, que será coordenado pelo Cofic e Indorama – Unidade Oxiteno, faz parte do Plano de Contingência do Polo (PCP) para emergências de grande porte e atende a Portaria Inema 16507/18. No dia do treinamento serão bloqueadas todas as vias de acesso ao Polo a partir das 9h30min.

“O treinamento tem por objetivo avaliar os procedimentos coletivos de segurança do Complexo Industrial, especialmente em relação ao acionamento e uso dos recursos técnicos disponíveis do Plano de Auxílio Mútuo/PAM e do Plano de Atendimento Médico Emergência/PAME, para controle de situações de emergência”, afirma Aurinézio Calheira, superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic. Ele explica que o propósito é “manter os trabalhadores capacitados para atuar em uma situação de emergência de grande porte”.

Segundo Aurinézio Calheira, o exercício ocorrerá a partir da simulação de um vazamento de produto químico inflamável (Óxido de Etileno) e princípio de incêndio. “O cenário requer a convocação do PAM (Área Delta K), seguida de evasão total do Polo”, informa.

Realizado desde a década de 1990, o simulado geral de emergência do Polo também vai avaliar a atuação dos coordenadores de evasão das empresas associadas, incluindo o atendimento a vítimas e o bloqueio de pistas.

Para realizar um exercício de evasão, o Cofic conta com o apoio da Polícia Militar (12o BPM – Camaçari, 36ª CIPM – Dias d’Ávila, PMRV – Polícia Militar Rodoviária, Graer – Grupamento Aéreo da PM, Cipe Polo/Companhia Independente de Policiamento Especializado – Polo Industrial), Defesa Civil, da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, além da Concessionária Bahia Norte e do Batalhão de Bombeiros Militar (Camaçari), dentre outros parceiros.

Joe Improta