• 29 de March de 2024


Sesau emite nota sobre caso da Ômicron em Camaçari

 Sesau emite nota sobre caso da Ômicron em Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) informa que, o caso positivo para Ômicron noticiado nesta segunda-feira (10/1) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia como sendo do município, trata-se de um caso importado dos Estados Unidos (EUA).

A Sesau destaca que o adolescente e sua família (irmã e mãe) foram monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica durante todo o período que permaneceram no município de Camaçari, cumprindo prazo de isolamento estabelecido pelo Ministério da Saúde, até retornarem ao seu país de origem.

Ainda de acordo com a pasta, um adolescente, de 14 anos, testou positivo para Covid-19 dois dias após chegar ao Brasil, acompanhado de sua mãe e irmã, para passar o Natal com a família em Camaçari. Após a positividade no teste rápido para o coronavírus, foi realizado o exame de RT-PCR pela equipe da Vigilância Epidemiológica, para fins de sequenciamento genético, no intuito de descobrir qual a variante do vírus.

A análise foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN. Após o resultado, o Estado informou nesta segunda à Vigilância Epidemiológica de Camaçari que o caso é da variante Ômicron. Exames (RT-PCR) também foram realizados em outros contactantes, que apresentaram resultados negativos.

Ressalta-se que a mãe e a irmã do adolescente, permaneceram assintomáticas até a volta ao Estados Unidos.

Joe Improta