• 15 de June de 2024


Programa so+ma vantagens de Camaçari arrecada mais de 124 toneladas de resíduos recicláveis em 2023

 Programa so+ma vantagens de Camaçari arrecada mais de 124 toneladas de resíduos recicláveis em 2023

Mais de 124 toneladas de resíduos recicláveis foram arrecadadas em 2023 pela unidade da Casa Soma, localizada no Centro Comercial (Feira), em Camaçari. O número representa um aumento de aproximadamente 74% em relação ao ano anterior, quando foram coletadas 71 toneladas. O resultado recorde se deve aos 1.870 moradores do município cadastrados na iniciativa, como a professora Maria do Perpétuo Socorro, de 64 anos. Ela recolheu diariamente resíduos com seus familiares e vizinhos, entregando ao projeto um total de 1.630 quilos de materiais no ano passado.

“Minha principal motivação em participar do programa é poder contribuir para um mundo mais sustentável, ajudando na coleta seletiva e na reciclagem desses materiais, além de beneficiar algumas instituições beneficentes com a doação dos alimentos que consigo reverter com os pontos”, explica Socorro, moradora do bairro da Gleba A, em Camaçari.

Realizada pela startup so+ma, com patrocínio da Braskem, a iniciativa promove a adoção de novos hábitos pela comunidade, por meio do incentivo à reciclagem. O programa so+ma vantagens, que tem o apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), também contribui com a geração de renda para a cooperativa parceira da ação que comercializa o material arrecadado.

Para a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, o engajamento da comunidade é fundamental para os resultados positivos do projeto. “Ao promover mudanças simples de hábito e a economia circular, a iniciativa contribui para o desenvolvimento sustentável da região, disseminando a importância do descarte correto de resíduos e a reciclagem, além de oportunizar renda para a cooperativa parceira”, salienta.

O total de resíduos arrecadados permitiu uma economia de mais de 7 milhões de litros de água e evitou o desperdício de aproximadamente 316 mil KWh de eletricidade, além de impedir a emissão de 348 toneladas de CO2, de acordo com a startup so+ma. “Começamos 2024 com muito entusiasmo por comemorar mais um ano de excelentes resultados da parceria com a Braskem. São quase 2.000 famílias engajadas criando o hábito de reciclar. Crescemos quase 74% em toneladas de material encaminhados corretamente, contribuindo efetivamente para a economia circular. Os dados nos mostram que a parceria tem trazido resultado e impactos ambientais e sociais efetivos”, afirma Cláudia Pires, CEO da so+ma.

O programa so+ma vantagens estimula a prática da reciclagem no município da Região Metropolitana de Salvador por meio da entrega de resíduos recicláveis, como materiais de plástico, alumínio, papel e papelão, que podem ser acumulados por pontos e trocados por benefícios: alimentos, produtos de higiene, cursos, serviços ou doações para ONGs locais.

Joe Improta