• 6 de November de 2024


Profissionais da BYD Camaçari trocam experiências na China

 Profissionais da BYD Camaçari trocam experiências na China

Os 22 profissionais da BYD Auto Camaçari, quase todos baianos, que saíram de Salvador com destino a Shenzhen, na China, no dia 29 de agosto, estão tendo uma experiência de imersão não só na matriz da maior fabricante de carros elétricos do mundo, mas também na cultura chinesa. A troca de experiência de três meses com os colegas chineses inclui aprendizado técnico e também intercâmbio cultural, com destaque para a gastronomia e visita a pontos turísticos. Na volta, os profissionais vão atuar na unidade do Polo de Camaçari, onde está sendo construída a maior fábrica da BYD fora da Ásia.

Os profissionais estão em quase 10 cidades, como Shenzhen, Zhengzhou, Jinan, Xiaomo, entre outras. Os treinamentos envolvem discussões teóricas e exercícios práticos desenvolvidos nas fábricas. “A gente é acompanhado por supervisores chineses, que nos dão um grande apoio na rampa de aprendizagem. Fizemos mapeamento dos processos e estamos montando apresentações de todo o fluxo da área de qualidade, abastecimento, entre outras. Tem sido uma troca de conhecimento muito importante”, afirma Alex Sandro Santos, especialista em Automação Logística.

São dias de muito trabalho, de aulas de português para os colegas chineses, de apresentações, mas também de muita troca de experiências. O engenheiro Fernando Hage destaca a hospitalidade dos chineses e como tem sido gratificante o convívio e as trocas culturais e profissionais: “aqui a vida privada e a vida corporativa se misturam de uma forma quase homogênea. Eu me sinto realizado em mais uma oportunidade memorável para minha vida, e essa, com certeza, fortalece ainda mais minhas crenças na união e no coletivo.”

O grupo tem conhecido de perto as comidas apimentadas, bem comuns para os baianos, e também os sabores exóticos dos alimentos feitos com muitos molhos, muito arroz e macarrão, os conhecidos Lamens. Os finais de semana são reservados para a parte cultural, como as apresentações de dança na rua, os deslocamentos usando trem bala e as visitas a importantes pontos turísticos, como o Monte Tai, uma das montanhas sagradas da China, local de peregrinação por mais de dois mil anos.

A BYD anuncia que, durante todo o processo de implantação da fábrica, “outras turmas serão enviadas para intercâmbio na China com o objetivo de aprender sobre alta tecnologia, mas também ensinar sobre o jeito brasileiro de fazer carro. É uma troca de conhecimento enriquecedora para o mercado automotivo do Brasil, e em especial, da Bahia”.

Joe Improta