• 23 de May de 2024


Previsão do tempo para os próximos dias é de chuva e alta umidade do ar em Camaçari

 Previsão do tempo para os próximos dias é de chuva e alta umidade do ar em Camaçari

Foto: Jornal Camaçari

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade, referentes à previsão do tempo para Camaçari nesta sexta-feira, sábado e domingo (3, 4 e 5/5), é de que chova, porém o volume de chuva deve ficar entre fraco e moderado. Ainda, de acordo com o órgão, a umidade relativa (UR) do ar será alta em todo período, o que exige alguns cuidados por parte da população, que deve ficar em alerta.

Para esta sexta-feira (3), o estudo climático indica presença de muitas nuvens com possibilidade de chuvas isoladas pela manhã e à noite. Durante à tarde, o céu fica encoberto e também deve chover. Para todo período, a temperatura estará entre 25 e 31 ºC (graus centígrados), referentes à mínima e máxima, respectivamente. Quanto à umidade do ar, observa-se uma variação entre mínima e máxima de 50 e 90%, de modo respectivo.

Tempo nublado e com chuviscos é esperado para o sábado (4), quando a temperatura se mantém praticamente inalterada, em comparação ao dia anterior. Porém, em relação à UR, é esperada máxima de 100%, condição climática que pode desencadear presença de neblina na cidade.

No domingo (5), terá sol encoberto e com probabilidade de 90% de chuva. A umidade máxima se mantém em 100% e a temperatura também segue estática. Quanto à intensidade dos ventos, é previsto que seja fraco para todo o período.

Sobre a UR do ar e os cuidados necessários quando ela está acima de 70%: a umidade relativa do ar é a quantidade de vapor d’água contida na atmosfera em relação ao total máximo que ela pode suportar na temperatura observada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que os níveis de umidade mais adequados à saúde humana estão entre 40 e 70%.

Sendo considerada alta umidade quando os valores se apresentam acima dos 70%, e quando isto acontece alguns cuidados são necessários para evitar malefícios à saúde, analisando que, nessas condições, o calor é extremo devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo.

Consumir bastante água é a primeira recomendação para se evitar os danos causados quando a umidade do ambiente está acima do ideal. Outras medidas necessárias para driblar o mal-estar é proteger-se do sol e aplicar soro fisiológico nas mucosas dos olhos e do nariz.

Vale destacar que a alta umidade do ar pode promover a proliferação de microrganismos como fungos, ácaros e bactérias, principais causadores de doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite, sinusite, entre outras.

Joe Improta