• 24 de June de 2024


Prefeitura encerra Programa de Residência Médica nas unidades de saúde de Camaçari; atendimentos são prejudicados

 Prefeitura encerra Programa de Residência Médica nas unidades de saúde de Camaçari; atendimentos são prejudicados

A Prefeitura de Camaçari encerrou no dia 28 de janeiro de 2021, o Programa de Residência Médica que presta atendimento nas Unidades da Saúde da Família. De acordo com o documento emitido pela Fesf-Sus para seus profissionais, a instituição informou que durante uma reunião com a Prefeitura de Camaçari, foi comunicado o encerramento do programa. Ainda conforme o comunicado, a instituição tentou negociação com o governo, oferecendo até mesmo a redução dos custos do convênio, porém não foi aceito.

De acordo com uma profissional que não quis se identificar, cerca de 51 profissionais deixaram de prestar serviço em Camaçari. São fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, médicos, dentistas e entre outros.

Apesar dos transtornos já enfrentados por atendimento médico no município, os cidadãos camaçarienses podem ter um problema a mais, no que se diz respeito ao auxilio, através da saúde pública. A extinção do programa já traz prejuízos para atendimentos pelo sistema de saúde municipal.

Como coordenação, estamos sofrendo com a descontinuidade do trabalho que iniciamos em 2015, junto aos territórios assistidos pelo programa.


Até o fechamento desta matéria, a prefeitura não havia se pronunciado sobre o caso. O motivo da desistência do programa também não foi informado.

Joe Improta