• 5 de March de 2024


Prefeitura de Camaçari divulga calendário de festas populares do município; Confira

 Prefeitura de Camaçari divulga calendário de festas populares do município; Confira

A Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, setor ligado à Secretaria de Governo (Segov), divulga a programação das tradicionais lavagens, festas religiosas e outros festejos populares do município, que acontecem entre 12 de janeiro e 2 de fevereiro. O calendário, repleto de atividades, garante agitar o verão na costa e atrair milhares de pessoas para as diversas localidades.

A homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro de Barra do Pojuca, abre o ciclo de lavagens. Na sexta-feira (12/1), moradores, turistas e visitantes seguirão o cortejo liderado pelas baianas, responsáveis pela lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Ao longo do trajeto, grupos de capoeira e samba de roda desfilarão, levando alegria e agitando o público participante. Nas noites de sábado, domingo e segunda (13, 14 e 15), será realizada a programação festiva, com atrações musicais.

No fim de semana seguinte, a partir da manhã de sexta (19), acontece a lavagem de Monte Gordo. A ocasião marca as celebrações a São Bento, santo católico reconhecido pelos fiéis como protetor do distrito. O tradicional evento incluirá programação musical nas noites de sábado e domingo (20 e 21). No último dia de festa, segunda (22), os amantes da seresta vão aproveitar para dançar e cantar os grandes sucessos desse estilo musical.

Também no sábado e no domingo, Vila de Abrantes celebra São Sebastião. A programação contará com a participação de atrações locais e regionais. A estimativa é de que milhares de pessoas aproveitem as festividades na localidade.

Seguindo com a agenda do mês, é a vez de Jauá receber a alegria e a agitação típica das tradicionais lavagens. No fim de semana dos dias 26, 27 e 28 de janeiro, o público vai reverenciar Bom Jesus dos Navegantes. No primeiro dia acontece o cortejo religioso, que culminará com a lavagem da escadaria da igreja que leva o mesmo nome do padroeiro local. A parte profana das celebrações inclui show de artistas e bandas.

No dia 2 de fevereiro (sexta) acontecem as manifestações em homenagem à Iemanjá, com festejos que acontecerão em Jauá, Arembepe e Itacimirim. Na ocasião, a “Rainha do Mar” será celebrada com alvorada de fogos, cortejo e ritual de entrega de oferendas no mar. Apresentações de grupos culturais e atrações locais vão embalar o público ao longo do dia.

Ainda no dia 2, mas entrando para sábado e domingo (3 e 4), é a vez de Pé de Areia, em Jauá, venerar o santo protetor do local, São Miguel Arcanjo. Durante os três dias, diversas atrações musicais irão embalar o público.

Joe Improta