Polícia Federal prende dono de empresa de material de construção e um caçambeiro por extração ilegal de areia em Camaçari

A Polícia Federal deflagrou, na última terça-feira (18), a Operação Piratas das Dunas III, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrente de investigação relativa à extração e comércio ilegal de areia. A operação contou com apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, COPPA/PM.
A investigação da Polícia Federal identificou que caçambeiros e um dono de empresa que comercializa material de construção estavam extraindo areia ilegalmente, no Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jaua.
A exploração ilícita de areia em Camaçari, em especial na região de Abrantes, ocorre há mais de 15 anos, causando um grande problema ambiental no município. Na ação, equipes da Polícia Federal cumpriram três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, em endereços relacionados a um caçambeiro e um comerciante, participantes da atividade ilícita investigada.
Os investigados foram presos em flagrante por estarem transportando e armazenando areia com origem ilegal. e irão responder pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais, usurpação de bens da União e associação criminosa. As penas, somadas, podem chegar a nove anos de reclusão.