• 25 de July de 2024

Obras da fábrica da BYD iniciam nas próximas semanas; 150 mil carros serão produzidos por ano

 Obras da fábrica da BYD iniciam nas próximas semanas; 150 mil carros serão produzidos por ano

Em reunião nesta quarta-feira (24) no Palácio da Alvorada, em Brasília, a BYD confirmou que as obras da fábrica de Camaçari começam nas próximas semanas. A fabricante chinesa também entregou um Tan, SUV elétrico de R$ 529.890, para uso da Presidência da República com comodato válido por um ano.

O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, o conselheiro especial, Alexandre Baldy, e a responsável pelo Departamento Jurídico da empresa, Gabriela Masetto, participaram da entrega em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja da Silva, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Os executivos da BYD também aproveitaram o encontro para apresentar ao presidente um relatório detalhado do plano de investimentos bilionário no Brasil, com foco na construção da fábrica de carros em Camaçari, na Bahia, que terá início nas próximas semanas.

“A BYD vai investir R$ 3 bilhões no complexo de Camaçari, que terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia. O novo polo industrial deve gerar 10 mil postos de trabalho (empregos diretos e indiretos) e os processos de seleção já foram iniciados. A ideia é priorizar a mão de obra local, por intermédio da capacitação e total integração entre os colaboradores brasileiros e chineses”, afirma Tyler Li.

A BYD já confirmou que vai produzir dois elétricos e um híbrido na Bahia. Os escolhidos foram o hatch Dolphin — eleito o Carro do Ano 2024 da Autoesporte — e o SUV Yuan Plus no primeiro momento. Posteriormente, será fabricado o híbrido Song Plus.

Joe Improta