• 8 de August de 2022

Novos comandantes são empossados no 12° BPM e na 59ª CIPM de Camaçari

 Novos comandantes são empossados no 12° BPM e na 59ª CIPM de Camaçari

Novos comandantes tomaram posse para liderar o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) Dom Pedro I da sede de Camaçari, e a 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) do distrito de Vila de Abrantes. O ato solene aconteceu no auditório do batalhão, localizado no bairro Ponto Certo.

O 12º BPM tem agora à frente dos trabalhos, o tenente-coronel (Ten. Cel.) PM Fabrício de Oliveira Silva, que assumiu o lugar do Ten. Cel. PM André Luís Cunha Campos no comando desde março do ano passado. A 59ª CIPM será conduzida pelo major PM José Cristiano Lima de Araújo, que substitui o major André Luis Teodósio Presa, que comandava a unidade desde o ano de 2020.

O Ten. Cel. Fabrício de Oliveira Silva, 49 anos, é natural de Salvador. Com cerca de 30 anos de carreira na Polícia Militar da Bahia, se empenhou em buscar a atualização por meio de cursos voltados para a corporação. Entre eles, os de oficial, resgate, transporte de produtos perigosos, gestão de qualidade, gerenciamento de crises, inteligência estratégica, aperfeiçoamento de oficiais e gerência de comando operacional. Ele deixa o Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS) para assumir o 12º BPM.

“Hoje é um momento ímpar para mim”, afirmou o Ten. Cel. Fabrício Silva, ao falar sobre a alegria de voltar para o 12º BPM, onde começou sua carreira militar como aspirante, e continuou, “retornar com uma experiência maior, como comandante, é gratificante, e a população pode esperar que combateremos o crime com um bom combate, na busca da conservação da paz e segurança de todos”.

O Ten. Cel. PM André Luís Cunha Campos que esteve à frente do 12º BPM de Camaçari por pouco mais de um ano e quatro meses, assumirá a direção do Colégio da Polícia Militar (CPM) em Candeias. Antes de assumir o comando do 12º BPM, ele esteve à frente do 20° BPM de Paulo Afonso. Anteriormente, durante seis anos, atuou como subcomandante do 12º BPM de Camaçari e saiu para assumir o comando das Rondas Especiais (Rondesp), em Simões Filho.

O Ten. Cel. PM André Cunha disse que se despede do comando com o sentimento de missão cumprida. Ele também falou da satisfação de ter servido à população, e sai com sentimento de missão cumprida. “Acredito que nós cumprimos a missão, que foi propor segurança pública, ampliar a confiança na corporação, fortalecer a imagem institucional e elevar a qualidade do serviço da Polícia Militar”, afirmou.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito José Tude, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesini e demais oficiais; o gestor da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, coronel Alfredo Castro; o titular da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (Suofis), Coronel Pedro Cézar Archanjo; a titular da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar; e demais oficiais.

Joe Improta