• 8 de September de 2024

Macaco-Prego é resgatado pela Polícia Federal, em residência de Camaçari

 Macaco-Prego é resgatado pela Polícia Federal, em residência de Camaçari

Um macaco-prego foi resgatado na manhã desta quinta-feira, 25, pelas equipes da Polícia Federal, em uma residência na cidade de Camaçari.

De acordo com informações da PF, a investigação teve início quando se descobriu que um animal silvestre do gênero Sapajus estava sendo criado no local e acorbado com documentação falsa.No decorrer da apuração, a PF identificou que o animal é procedente do Rio de Janeiro, tendo sido comercializado e transportado para a Bahia de forma fraudulenta.

O tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, e podendo expor determinadas espécies ao risco de extinção. Desta forma, a criação de animais silvestres somente é permitida, quando adquiridos de criadores comerciais registrados no IBAMA, que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).

Na data de hoje, equipes da Polícia Federal cumpriram cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, em endereços relacionados aos vendedores do animal.

Joe Improta