• 19 de January de 2022

Largos do Pelourinho voltam a receber apresentações artísticas neste fim de semana

 Largos do Pelourinho voltam a receber apresentações artísticas neste fim de semana

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Com apresentações paralisadas desde março de 2020, em virtude da pandemia do Covid-19, os largos do Pelourinho voltam a receber shows a partir de sexta-feira (3). O samba e a música instrumental são destaques deste primeiro fim de semana de shows, com artistas participantes do credenciamento para contratação de serviços artísticos, existente desde 2012. A programação gratuita é realizada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

Na sexta-feira (3), o palco do Largo Pedro Archanjo recebe o sambista Walmir Lima, um dos artistas mais conceituados da Bahia, que neste ano completou 90 anos de idade. Conservando muita energia e amor pelo samba, o artista irá se apresentar a partir das 19h. Na mesma noite, o músico Parah Monteiro coloca a sua guitarra baiana para fazer o Largo Quincas Berro D’Água voltar a ferver, também às 19h.

No sábado (4), mantendo uma tradição do dia de Festa de Santa Bárbara, o samba vai movimentar o Pelô. O grupo Sangue Brasileiro convida quem está com saudade de uma roda de samba para se divertir no Largo Pedro Archanjo, a partir das 16h. Em seguida, eles passam o bastão para Gal do Beco, conhecida como dama do sangue da Bahia, onde mora há mais de 40 anos, apesar de ser carioca de nascimento. O horário da apresentação é às 18h30.

O Largo Quincas Berro D’Água também estará aberto na programação de 4 de dezembro, levando ao público as apresentações dos grupos de samba Salada Mista, às 16h, e Conexão Negra, às 18h30.

O domingo (5) à tarde leva para o Largo Pedro Archanjo o som do chorinho de Os Ingênuos. O grupo liderado por Edson Sete Cordas existe desde 1973, se consolidando como um dos mais tradicionais de música instrumental. O show começa às 16h. O Largo Quincas Berro D’Água também recebe um show instrumental. Os visitantes terão o final de tarde embalado pelos acordes do Grupo Casa 4, também a partir das 16h.

Protocolos
Os largos do Pelourinho se comprometem no combate à disseminação do Covid-19. Para frequentar esses espaços, é necessário estar ciente das suas responsabilidades. O acesso do público ao espaço está condicionado à capacidade de público definida de acordo com o decreto estadual 20.013, de 29 de novembro de 2021, limitando-se ao quantitativo de 500 pessoas.

É preciso comprovar as duas doses da vacinação contra a Covid-19 ou dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da vacinação ou do Certificado Covid, de preferência impresso, obtido por do aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde, ou dos links conectesus.saude.gov.br e cvd.saude.salvador.ba.gov.br (para residentes/vacinados no município de Salvador), e o documento de identificação com foto.

O uso de máscara facial (cobrindo a boca e o nariz) é obrigatório durante o período de permanência nos largos, para quem não estiver em consumo nas áreas dos bares. É proibida a venda e consumo de alimentos e bebidas para quem não estiver em cumprimento do protocolo para bares e restaurantes de acordo com o decreto municipal 34.424 de 10 de setembro de 2021 (público sentado).

Programação – Pelourinho (3 a 5/12)
Walmir Lima
Quando: 3/12, às 19h
Onde: Largo Pedro Archanjo
Gratuito

Parah Monteiro
Quando: 3/12, às 19h
Onde: Largo Quincas Berro D’Água
Gratuito

Sangue Brasileiro
Quando: 4/12, às 16h
Onde: Largo Pedro Archanjo
Gratuito

Gal do Beco
Quando: 4/12, às 18h30
Onde: Largo Pedro Archanjo
Gratuito

Salada Mista
Quando: 4/12, às 16h
Onde: Largo Quincas Berro D’Água
Gratuito

Conexão Negra
Quando: 4/12, às 18h30
Onde: Largo Quincas Berro D’Água
Gratuito

Os Ingênuos
Quando: 5/12, às 16h
Onde: Largo Pedro Archanjo
Gratuito

Grupo Casa 4
Quando: 5/12, às 16h
Onde: Quincas Berro D’Água
Gratuito

Fonte: Ascom/Secult

Joe Improta