Igor Kannário (União Brasil) é o segundo deputado com mais faltas sem justificativa na Câmara Federal

No fim da tarde da última quinta-feira, o cantor e deputado federal Igor Kannário (União-BA) participava de uma programação de rádio de Salvador. De óculos escuros e sorriso largo, o artista batia um papo descontraído no estúdio do programa “Pipoco”. Falava sobre música baiana aos ouvintes e aproveitava também para cantar.

Ao vivo, em um dos momentos de espontaneidade, evocou os versos de MC Meno K. O parlamentar soltou a melodia aos fãs que o escutavam:

— Ui, é que aqui nós fuma um. Putaria rola firme. Novinha, bate bumbum.

Conhecido na bancada do União Brasil por estar ausente de qualquer discussão, Kannário ignorava o que acontecia em Brasília. A participação na rádio começou às 17h e durou cerca de duas horas. Às 17h36, o vice-presidente do Congresso Nacional, Marcelo Ramos (PSD-AM), iniciava a sessão conjunta de deputados e senadores para votar dois vetos presidenciais. Ocupado com a carreira artística, Kannário não registrou seus votos.

O artista faz parte do grupo de parlamentares “invisíveis”, que pouco contribui para as discussões ou que se ausenta das decisões importantes. Com elevado índice de faltas, mesmo com a adoção do sistema remoto, Kannário não quis falar sobre sua atuação parlamentar.

Oriundo do DEM e aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, Kannário agora faz parte da bancada do União Brasil e divide as fileiras com ex-integrantes do PSL. Dois colegas do parlamentar, constrangidos, falaram em condição de anonimato que o cantor, conhecido como “Príncipe do Gueto”, nunca participou de uma reunião para debater os projetos do dia a dia na Câmara. Um terceiro disse que já o viu em uma reunião on-line, mas que não houve manifestação do parlamentar.

Ranking
No plenário da Câmara, ele é o segundo deputado com mais faltas sem apresentação de justificativa — foram 48 desde 2019. Segundo levantamento feito pelo GLOBO, perde somente para José Priante (MDB-PA), com 77 ausências sem explicação. Atrás de Kannário, aparecem Junior Lourenço (PL-MA), com 47 ausências; Genecias Noronha (Solidariedade-CE), com 32; e Josimar Maranhãozinho (PL-MA), com 30. O deputado Daniel Silveira (União -RJ) também aparece na lista de faltosos, mas foi desconsiderado no levantamento por ter ficado cinco meses preso, o que o impediu de participar das sessões.

Atuação em comissão
No início do mandato, Kannário demonstrou interesse em ter uma participação mais ativa e ocupou uma cadeira na Comissão de Cultura. Seria uma forma de contribuir para a área na qual tem conhecimento. Mas o comparecimento, até aqui, é baixo. Na média, Kannário participou apenas de 38% das sessões do colegiado.

Até hoje, o deputado relatou três propostas. A primeira limitava o tempo de exibição de propaganda nas telas dos cinemas antes de um filme. A segunda versava sobre a obrigatoriedade do início de shows na hora marcada. E a terceira dava a Porto Seguro (BA) o título de Capital Histórica do Brasil.

O encaminhamento dos projetos, porém, foi prejudicado pela postura do artista. Nos dois primeiros casos, ele protocolou um relatório na Comissão de Cultura, mas os textos foram retirados de pauta da comissão por seis vezes consecutivas. O motivo: Kannário não estava presente para apresentá-los.

Com informações de O Globo


 

Compartilhar notícia: