• 21 de May de 2024


IFBA oferta 2.997 vagas de cursos técnicos gratuitos na Bahia; há oportunidades em Camaçari

 IFBA oferta 2.997 vagas de cursos técnicos gratuitos na Bahia; há oportunidades em Camaçari

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições para 2.997 vagas em cursos técnicos gratuitos em 22 cidades da Bahia. As inscrições vão até 16 de abril. Por causa da pandemia, seleção será feita por meio de análise do histórico escolar.

De acordo com o IFBA, 1589 vagas são para cursos Integrados (Ensino Médio integrado ao profissional), 1358 vagas para os cursos Subsequentes (Ensino profissional para quem terminou o Ensino Médio) e 50 vagas para os cursos Concomitantes (Ensino profissional concomitantemente ao Ensino Médio de outra Instituição.

Os estudantes podem escolher até duas opções de curso de uma mesma forma no campus de sua escolha. Em Salvador, 460 vagas estão abertas. No sul da Bahia, há 40 vagas em Ubaitaba, e 90 vagas para os cursos de técnico em alimentos, técnico em biocombustíveis e técnico de informática, na cidade de Porto Seguro.




Para a inscrição, os estudantes que ainda não tiverem obtido o histórico escolar a tempo pela escola poderão apresentar declaração de histórico escolar assinada pelo responsável pela escola conforme modelo disponível no edital ou “atestado escolar” onde constem as notas e o nome completo do candidato (em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável da escola) ou o conjunto dos boletins (em papel timbrado, carimbado e assinado pela escola). Mas na hora da matrícula o histórico escolar será obrigatório.

As notas analisadas serão: dos 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para os Cursos Integrados e Concomitante; e do 1º e 2º ano do Ensino Médio para os Cursos Subsequentes. As notas que não estiverem no padrão numérico deverão ser informadas conforme as orientações do anexo do edital, na tabela de equivalência de conceitos e notas.

O IFBA tem reserva de 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com critérios socioeconômicos (subdivididos entre renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e renda bruta familiar superior a 1,5 salário-mínimo per capita) e étnico-raciais (candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas). Também há reserva de vagas para candidatos com deficiência.

Confira lista de cidades com vagas abertas:
Curso integrados: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
Cursos subsequentes: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Ubaitaba e Vitória da Conquista.
Curso Concomitante: Lauro de Freitas.
Os interessados em participar do processo seletivo devem inscrever-se.

Joe Improta