• 28 de March de 2024


IFBA abre 340 vagas de cursos técnicos gratuitos para Camaçari e Simões Filho; inscreva-se

 IFBA abre 340 vagas de cursos técnicos gratuitos para Camaçari e Simões Filho; inscreva-se

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) segue com as inscrições para o Processo Seletivo Gratuito dos Cursos Técnicos. O processo é todo on-line e o acesso às vagas da instituição ocorrerá com base nas notas do histórico escolar.

Para Camaçari, serão 30 vagas para os cursos Integrados (Ensino Médio integrado ao profissional), divididas para os cursos de Téc em Informática(15) e Eletromecânica(15) (Matutino e Vespertino).

Na modalidade subsequentes (Ensino profissional para quem terminou o Ensino Médio) são 30 vagas divididas para Téc em Informática(15) e Eletromecânica(15) (Noturno e Vespertino).

Para Simões Filho são 160 vagas ao todo, nos cursos Integrados (Ensino Médio integrado ao profissional), Sendo Téc Eletromecânica (40), Téc em Mecânica (40), Téc em Metalurgia(40), e Téc em Petróleo e Gás Natural(40). ( Matutino e Vespertino)

Já na modalidade subsequentes (Ensino profissional para quem terminou o Ensino Médio), são oferecidas 120 vagas ao todo. Sendo Téc Eletromecânica (40), Téc em Mecânica (40), e Téc em Petróleo e Gás Natural(40), (Noturno)

Os estudantes poderão escolher até duas opções de curso de uma mesma forma no campus de sua escolha.





Sistema de cotas – O IFBA tem reserva de 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com critérios socioeconômicos (subdivididos entre renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e renda bruta familiar superior a 1,5 salário-mínimo per capita) e étnico-raciais (candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas). Também há reserva de vagas para candidatos com deficiência.

As notas analisadas serão: dos 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para os Cursos Integrados e Concomitante; e do 1º e 2º ano do Ensino Médio para os Cursos Subsequentes. As notas que não estiverem no padrão numérico deverão ser informadas conforme as orientações do anexo do edital, na tabela de equivalência de conceitos e notas.

Para a realização da inscrição, os estudantes que ainda não tiverem obtido o histórico escolar a tempo pela escola poderão, excepcionalmente, apresentar declaração de histórico escolar assinada pelo responsável pela escola conforme modelo disponível no edital ou “atestado escolar” onde constem as notas e o nome completo do candidato (em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável da escola) ou o conjunto dos boletins (em papel timbrado, carimbado e assinado pela escola). Mas na hora da matrícula o histórico escolar será obrigatório.

As inscrições nos cursos oferecidos gratuitos pelo IFBA vão até 16 de abril de 2021 no site Inscrever-se.

Joe Improta