• 1 de March de 2024


Festas para Iemanjá acontecem em praias de Camaçari nesta sexta (2); veja programação

 Festas para Iemanjá acontecem em praias de Camaçari nesta sexta (2); veja programação

No dia 2 de fevereiro (sexta-feira), Dia de Iemanjá, devotos homenageiam a “rainha do mar” nas localidades de Itacimirim, Arembepe e Jauá. As comemorações, que começam logo no início da manhã, incluem alvorada de fogos, cortejo religioso, com a participação de grupos culturais, procissão marítima, entrega de presentes para a divindade africana das águas, além de apresentações musicais.

Em Arembepe, as festividades à orixá têm início às 4h, com a tradicional queima de fogos. A concentração dos participantes será no Largo das Peixarias, de onde sairão às 5h em cortejo pelas ruas da localidade, a exemplo da Segunda Travessa das Amendoeiras, situada próxima à Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras), onde morava Lindaura Franco Souza, conhecida como tia Lindaura, precursora da tradição religiosa em Camaçari, onde lhe serão prestadas reverências pelas valiosas contribuições para as tradições locais.

A procissão marítima está agendada para às 5h30, na Praia do Canal, de onde as embarcações serão conduzidas para alto-mar levando os presentes dedicados à grande mãe dos orixás – como é consagrada pelas religiões de matriz africana. De acordo com a comissão organizadora do Presente de Iemanjá, responsável pela realização dos festejos em Arembepe, as ofertas podem ser depositadas nos balaios a partir das 19h, desta quinta-feira (1º/2), no Largo das Peixarias, situado em frente ao Espaço Preguiçosa, atrás da Colônia de Pescadores Z-14.

As apresentações culturais ficarão a cargo dos grupos de capoeira Abolição, Inzo e Kirubê, sob a liderança dos mestres Bobô, Orelha e Bolinho, respectivamente, além da participação especial da Chegança de Mouros de Arembepe, liderada pelo Mestre Robson Almeida.

Já na Praia da Espera, em Itacimirim, as comemorações têm início às 6h, com a alvorada de fogos. Na sequência, os presentes, organizados nos balaios, serão levados pelos barcos por cerca de 3 quilômetros (km) mar adentro, embalados por cânticos tradicionais, entoados por grupos ligados às religiões de matriz africana, sob a coordenação de Pai Valdir, do terreiro Unzó Ofá Mutalecy, de Barra do Pojuca.

Em Jauá, as comemorações começam às 6h, quando a queima de fogos abrirá a festa. Ao longo do dia, os participantes poderão levar os presentes até a colônia de pescadores, localizada na Rua Aquários. Às 16h, começará o cortejo marítimo envolvendo 15 embarcações, que levarão as dádivas preparadas para a “deusa das águas”.

As festividades do Dia de Iemanjá são realizadas pelos moradores de cada localidade, e contam com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov). Vale lembrar que todas as comissões organizadoras envolvidas nas festas promovem o Projeto Presente Consciente e, com o objetivo de proteger o ecossistema marinho, só recepcionam oferendas biodegradáveis, a exemplo de flores naturais, que não agridem o meio ambiente, nem põem a vida marinha em risco.

Confira abaixo a programação de Arembepe e de Itacimirim:

Arembepe
10h – D’Resenha
11h30 – SDL – Samba do Litoral
13h – Samba na Praça

Itacimirim
15h – Grupo Espermacete

Joe Improta