• 12 de April de 2024


Festa de São Thomaz de Cantuária acontece nesta sexta (07), a tradicional procissão será substituída por uma carreata

 Festa de São Thomaz de Cantuária acontece nesta sexta (07), a tradicional procissão será substituída por uma carreata

Foto : Pascom Cristo Ressuscitado

A Diocese de Camaçari está em festa e celebra o seu padroeiro, São Thomaz de Cantuária, as celebrações litúrgicas iniciaram no dia 29 de dezembro e tem como tema principal “Pois todos sois um só em Cristo Jesus” (Gálatas 3, 26). A presença dos devotos vindos de Camaçari e das cidades vizinhas, tornou ainda mais marcante os festejos do padroeiro diocesano.

O novenário está sendo marcado por profunda espiritualidade e durante cada noite os devotos puderam refletir com a palavra de Deus e aprofundar a fé tendo como modelo o Mártir São Thomaz de Cantuária, que defendeu a fidelidade a Deus, a liberdade da Igreja e os interesses dos cristãos.
A grande solenidade será realizada na sexta-feira, dia 07 de janeiro, feriado municipal em Camaçari. A programação iniciará às 5h com Alvorada de fogos e às 6h acontece a oração do Ofício de São Thomaz. A primeira Missa do dia será às 7h dedicada às vítimas do Covid-19 e aos devotos falecidos. A segunda celebração será às 9h da manhã, ambas na Catedral São Thomaz de Cantuária.
A procissão que estava prevista para acontecer, e foi suspensa por orientações da secretaria municipal de saúde, será substituída por uma carreata. O cortejo sairá às 15 da Paróquia Santa Luzia, na Gleba C, e seguirá até a Praça Desembargador Montenegro, onde fica localizada a Catedral São Thomaz de Cantuária e será celebrada uma Missa Campal presidida pelo administrador apostólico, Dom João Carlos Petrini.

Como gesto concreto e forma de solidariedade os fiéis são convidados a levar alimentos não perecíveis que, posteriormente, serão distribuídos para as pessoas em situação vulnerável na cidade.

Toda programação festiva pode ser acompanhada pelo Canal do Youtube da Catedral São Thomaz de Cantuária.

Joe Improta