• 20 de April de 2024


Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa de Camaçari

 Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa de Camaçari

Dando continuidade às ações do Novembro Negro, que este ano, abordou a temática Resistência e Sustentabilidade, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) iniciou neste sábado (27/11), a Feira Multicultural e Ambiental do Cacimbão, em Arembepe, na costa do município.

Com uma programação diversificada, que vai desde apresentações culturais a exposições de artesanato sustentável, a feira segue até domingo (28/11). A titular da Sedes, Reni Oliveira, falou do projeto e ressaltou o compromisso da gestão com a pasta. “Dentro da temática trabalhada nesta edição, a feira visa fortalecer e evidenciar a identidade da população local. Quero agradecer também ao empenho da gestão que sempre apoia as nossas ações”, disse ao lembrar que a iniciativa contou com o apoio de outras secretarias da administração municipal.

O coordenador da Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, José Anísio, pontuou que o objetivo do evento é aproximar a questão racial da pauta da sustentabilidade. “É importante que a gente leve para a comunidade essa conscientização sobre a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras”, disse.

A gerente de Povos e Comunidades Tradicionais de Camaçari, Rose Braga, destacou que a realização da feira veio para engrandecer as ações alusivas ao Novembro Negro. “Para mim é um prazer fazer parte desse evento, neste lugar de ancestralidade, de cultura, que promove e fortalece o trabalho de artesãos e artistas”, disse.

O ativista ambiental, Rivelino Martins, parabenizou a realização do evento. “Está sendo muito importante a realização desse evento aqui, no âmbito da cultura, do meio ambiente e da história. As exposições estão muito bonitas, os artesãos são daqui da região e não posso deixar de parabenizar a prefeitura por realizar esse evento”, falou.

Além de moradores da região, titulares de outras pastas da gestão também prestigiaram o evento, a exemplo da gestora da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, e o diretor-presidente da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta.

Joe Improta