• 22 de December de 2024


Fabricante de carros elétricos assina protocolo de implantação de três fábricas na Bahia; 1.200 empregos diretos serão gerados

 Fabricante de carros elétricos assina protocolo de implantação de três fábricas na Bahia; 1.200 empregos diretos serão gerados

A fabricante de carros elétricos BYD vai instalar três fábricas na Bahia. A empresa irá investir R$ 3 bilhões e gerará 1.200 empregos diretos durante o período de implantação das unidades. As unidades vão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.

Clique aqui para seguir a gente no Instagram e receber todas as notícias em primeira mão

O acordo foi assinado pelo Governo do Estado, representado pelo governador Rui Costa e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, José Nunes Soares, e da Fazenda, Manoel Vitório. Já o Diretor Presidente da BYD do Brasil, Tie Li, assinou o protocolo de intenções em nome da empresa.

De acordo com o cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início da operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.




A contribuição do Estado da Bahia para viabilização do empreendimento inclui a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual. Os benefícios baseiam-se na Lei nº 7.537/99, que institui o Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto), e na Lei nº 7.980/2001 e Decreto n.º 8.205/2002, estaduais, que instituem o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve).

Laís Andrade