• 22 de June de 2022


Estudante da rede estadual de Camaçari representa a Bahia em mostra de cinema, na França

 Estudante da rede estadual de Camaçari representa a Bahia em mostra de cinema, na França

A estudante Jannielly Borges, 17, 3º ano, do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, no município de Camaçari, está participando de uma mostra de cinema em Paris, na França. O evento “O cinema é nosso! Uma experiência cinematográfica internacional na escola” acontece até esta sexta-feira (3). Ela foi a única da Bahia, juntamente com mais cinco estudantes do Rio de Janeiro e São Paulo, selecionada pelo Programa Imagens em Movimento (PMI), que custeou a viagem.

Dentro da programação da mostra, a estudante apresentou, nesta quarta-feira (2), o curta metragem “Camaçari”, desenvolvido juntamente com mais 24 estudantes que participaram de uma oficina de cinema realizada no colégio, pelo PMI, que teve duração de dois meses. O roteiro do curta foi escrito por Jannielly e a história gira em torno de uma mãe que esconde uma doença terminal de sua filha.

Jannielly, que fez sua primeira viagem internacional, falou da importância de participar do evento. “Esta é uma oportunidade única e impressionante, pois eu nunca imaginei que poderia acontecer. Minha mãe vende salgados em frente ao meu colégio e disse que está muito orgulhosa de mim. Eu sempre gostei da cinematografia e esta experiência tem muito valor. Estou realizando um sonho, pois sempre quis viajar para fora do Brasil e, agora, estou tendo a oportunidade de conhecer uma nova cultura” disse.

Segundo a jovem, a oficina ampliou os seus conhecimentos sobre a sétima arte. “Foi muito bom participar da oficina, porque aprendi muito sobre tudo o que eu não sabia sobre cinema. O colégio também tem um papel importante, pois é, através dele, que eu estou aqui em Paris agora. Vou voltar para o Brasil com um novo olhar para o cinema e, talvez no futuro, eu invista nessa área”, afirmou.

Joe Improta