• 9 de December de 2023


Defesa Civil interdita bloco de condomínio de Camaçari

 Defesa Civil interdita bloco de condomínio de Camaçari

O corpo técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec) interditou o bloco 17, do Condomínio Residencial Camaçari Parque, situado no bairro Lama Preta. A ação ocorreu nesta quarta-feira (9/8), após vistoria realizada a pedido da Centralizadora Nacional Patrimônio e Bens de Terceiros (CEPAT) da Caixa Econômica Federal.

Na vistoria, foram identificadas rachaduras ao longo da estrutura do prédio, que, de acordo com visitas e levantamentos anteriores, comprovaram a progressão significativa. Desta forma, o avanço das manifestações patológicas verificadas no local, indicou a instabilidade da estrutura, associados a recalques diferenciais, que é um tipo de deformação.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, falou sobre o trabalho do órgão de prevenção e minimização de desastres. “No pensamento de que aquela estrutura pode colapsar, o que mais importa para a Defesa Civil é a segurança das pessoas que ali residem. A partir de segunda-feira (14/8), nós também vamos fazer uma análise do entorno, o isolamento e alertar os moradores dos prédios, para que a gente possa garantir uma atenção maior àqueles que estão nos arredores. O nosso trabalho é resguardar vidas e a integridade física das pessoas. Dentro desse contexto, nós decidimos retirar todos os moradores de imediato, já que a movimentação da estrutura está acontecendo rápido demais”, afirmou.

Com a interdição, a Defesa Civil indicou, ainda, a necessidade de intervenção imediata, para o restabelecimento da segurança estrutural e, consequente retorno seguro dos moradores. Também estavam presentes na vistoria prepostos da Caixa.


Joe Improta