• 5 de March de 2024


Defesa Civil informa sobre alerta amarelo de chuvas em Camaçari

 Defesa Civil informa sobre alerta amarelo de chuvas em Camaçari

Neste fim de semana, são esperados ventos muito fortes no município. É o que indica o alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) encaminhado para a Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O aviso ainda informa que, entre esta sexta-feira e sábado (9 e 10/2), há risco de chuvas intensas, com índices entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h).

Para a tarde de sexta, estão previstas muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas e trovoadas, com temperaturas variando entre 25 graus Celsius (°C), com mínima de 30 °C de máxima, e umidade variando entre 60 e 90%. No sábado, a temperatura mínima permanece, enquanto a máxima pode chegar a 33 °C, com umidade entre 40 e 90%, além de previsão de nuvens e chuvas isoladas.

De domingo a terça (11 a 13), a temperatura mais alta pode alcançar 32 °C, com umidade relativa do ar variando entre 50 e 95% (mínima e máxima, respectivamente). A intensidade dos ventos permanecerá entre fraca e moderada, com o sol entre nuvens e possibilidade de chuvas isoladas.

A Defesa Civil orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores devido ao leve risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar circular em ruas alagadas. Aqueles que moram em lugares de risco, como morros e populações ribeirinhas devem manter os documentos em locais de fácil acesso, para caso de evacuação emergencial.

De acordo com a classificação do Inmet, sobre as cores dos alertas, o amarelo tem severidade de risco moderado, e se refere a aviso de observação, pois eventos meteorológicos, com potencial de tornar-se perigoso, podem acontecer nas próximas 120 horas, ou seja, nos próximos cinco dias. Desta forma, é necessário se manter muito vigilante e informar-se regularmente sobre as condições previstas do clima, sobre os riscos que possam ser inevitáveis, e seguir os conselhos das autoridades competentes.

Para outras informações, e em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelos números (71) 3622-7799, 3622-7755, ou (71) 99981-3641. Este último, exclusivamente por mensagem de texto via WhatsApp, além dos perfis do órgão nas redes sociais Instagram e Facebook. O Corpo de Bombeiros também está disponível para atendimento pelo número 193.

Joe Improta