• 29 de April de 2024


Defesa Civil de Camaçari registra aumento de incêndios em vegetações em janeiro

 Defesa Civil de Camaçari registra aumento de incêndios em vegetações em janeiro

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec) registrou o crescimento de ocorrências de incêndios florestais no mês de janeiro no município. Em menos de duas semanas, foram registradas ocorrências terça-feira (17/1), na BA-512; sábado (14/1), na Via Perimetral, nas imediações do Polo Petroquímico; e outra na Via Atlântica (BA-530), dia 8 de janeiro, nas imediações da Cetrel. Todos iniciando no começo da tarde e controlados pelo órgão.

Nesse período, riscos dessa natureza crescem em função do aumento da temperatura registrado na alta estação. Como medida para evitar que focos de incêndios ganhem maiores proporções, a Defesa Civil de Camaçari, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), orienta que populações vizinhas a condomínios e residências próximas a grandes vegetações mantenham o espaço limpo, desbastando o excesso de mata e construindo trilhas de proteção contra o fogo. Medidas como essa aumentam, significativamente, o nível de segurança do espaço coletivo, evitando transtornos em rodovias e o risco de poluição do ar.

A Defesa Civil de Camaçari, ainda, ressalva a importância de se respeitar orientações de brigadistas e bombeiros em situação de alerta de incêndios em rodovias. Desse modo, o cidadão colabora para a preservação da própria integridade física.

O órgão, que atende pelo tridígito 199 ou pelos números (71) 3622-7799, 3622-7755, ou 99981-4136, atua em parceria com o 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Camaçari, que pode ser acionado pelo 193. A atuação da Defesa Civil também pode ser demandada ainda por meio dos perfis nas redes sociais Instagram e Facebook.

Joe Improta