• 22 de May de 2024


Defesa Civil alerta para previsão de chuvas intensas até sábado em Camaçari

 Defesa Civil alerta para previsão de chuvas intensas até sábado em Camaçari

Foto: Jornal Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), reforça o alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica o risco de chuvas intensas no município nos próximos dias. De acordo com o aviso, até a manhã de sábado (27/4) deve chover forte na cidade, com ocorrência de ventos intensos.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h), o equivalente a 50 e 100 mm por dia (mm/h). Há risco de força dos ventos a qualquer momento, que pode variar entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h).

Nesta sexta-feira (26), as temperaturas mínima e máxima ficam entre 24 graus Celsius (°C) e 29 °C, com umidade entre 75 e 100%. Durante o dia, o sol pode aparecer ainda entre nuvens e há a possibilidade de trovoadas no período da tarde. À noite, tem chance de chuvas isoladas.

Para sábado (27), a previsão é de mais chuva e céu encoberto, além da possibilidade de mais redução na temperatura mínima, que pode chegar a 23 °C. A máxima permanece nos 29 °C, e a variação da umidade fica entre 60 e 100% e 60%, entre mínima e máxima.

Domingo (28) o sol volta a aparecer, embora o céu permaneça com nuvens e haja possibilidade de pancadas isoladas de chuva. A temperatura mínima volta para os 24 °C de sexta, com a máxima elevando-se para até 30 °C. A umidade fica entre 80 e 100%.

De acordo com a classificação do Inmet, sobre os tipos de alertas, o laranja tem severidade de risco alto, a situação meteorológica é perigosa, e se refere a aviso de atenção, pois eventos meteorológicos podem acontecer nas próximas 72 horas, ou seja, nos próximos três dias.

Desta forma, é necessário se manter muito vigilante e informar-se regularmente sobre as condições previstas do clima, acerca dos riscos que possam ser inevitáveis, seguir os conselhos das autoridades competentes, além de preparar-se para tomar uma ação de emergência se necessário.

Em caso de qualquer necessidade, a equipe da Defesa Civil está a postos para atender chamadas por meio do tridígito 199, ou pelos números (71) 3622-7799 ou 3622-7755. O órgão pode ser acionado, também, através de seus perfis nas redes sociais Instagram ou Facebook. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193.

Joe Improta