• 24 de June de 2024


Comissão especial apresenta novas sugestões para modernização do regimento interno da Câmara

 Comissão especial apresenta novas sugestões para modernização do regimento interno da Câmara

A Comissão Especial de Reforma e Adequação do Regimento Interno da Câmara de Camaçari realizou mais uma reunião, na manhã desta quarta-feira (09/02), quando deu seguimento à construção do novo texto do documento.

Dessa vez, o colegiado debateu alterações em itens relativos às eleições da Mesa Diretora, criação de novos órgãos e atribuições, além de debater sobre alterações no que diz respeito à formação das Comissões Parlamentares.

Em relação a esse último tema, por exemplo, o colegiado sugeriu a redução do número de comissões e a mudança na nomenclatura das mesmas, com o objetivo de potencializar e ampliar o trabalho feito pelos colegiados. Além disso, também foi sugerida que cada comissão passe a ter dois vereadores como suplentes, além dos três membros titulares. Atualmente, a Câmara possui 13 comissões e a sugestão é que passe a contar com nove comissões permanentes com temáticas mais amplas e atuais.

Vale ressaltar que o colegiado também já sugeriu, em reuniões anteriores, a redução do recesso parlamentar e, consequentemente, a ampliação do período legislativo ordinário, o que é considerado um avanço pelos parlamentares da Casa, dentre eles o presidente do colegiado, vereador Dílson Magalhães Jr. (PSDB). Para o parlamentar, os encontros têm sido produtivos, promovendo avanços importantes na modernização do documento.

“Hoje nos debruçamos sobre sugestões de mudanças de diretrizes no processo de eleições para a Mesa Diretora, por exemplo. Todas essas discussões, que têm sido feitas de maneira extensa, refletem o nosso compromisso de construir um Regimento que esteja conectado às questões da atualidade e que atenda às demandas da sociedade de Camaçari”, reforçou o Dílson Magalhães Jr.

Essa foi a sétima reunião da Comissão Especial, que vem desenvolvendo um importante e minucioso trabalho visando a modernização do Regimento Interno, que é o documento que baliza e orienta o funcionamento da Casa Legislativa e toda a atividade parlamentar realizada. Após a conclusão dos trabalhos, o colegiado apresentará aos demais parlamentares a sugestão final do texto para análise, discussão e votação. A próxima reunião está marcada para a quarta-feira (16/02), a partir das 9h.

Joe Improta