Em uma cerimônia marcada por fortes projeções para o futuro da indústria brasileira e um potente momento na história de Camaçari, foi inaugurada na quinta-feira (9) a nova fábrica da montadora chinesa BYD Company (Build Your Dreams).
O ato reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, ministros de Estado e outras autoridades dos três Poderes.
Com aporte de R$ 5,5 bilhões e área total de 4,6 milhões de metros quadrados, o empreendimento inicia as operações com capacidade para produzir cerca de 150 mil veículos elétricos por ano, com expansão prevista para 600 mil unidades — além de baterias e autopeças — conforme anunciado na solenidade desta quinta-feira.
Construída em tempo recorde, a primeira fábrica foi erguida em 15 meses, transformando o terreno em um centro automotivo de ponta, com maquinário de última geração e 100% conectado. A operação começa com a montagem dos modelos BYD Dolphin Mini, BYD Song Pro (SUV híbrido) e BYD King (sedã médio).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância da fábrica para o desenvolvimento econômico e social do país. “Essa unidade é uma prova da confiança no Brasil, na Bahia e, especialmente, no povo trabalhador de Camaçari. Vamos superar os desafios da neoindustrialização, e a indústria verde será um motor de crescimento sustentável, capaz de gerar empregos e fomentar a inovação, porque vamos vender carro para o mundo inteiro, para que todos saibam o que é que a Bahia tem”, enfatizou.
A expectativa é de que até 2027 mais de 20 mil empregos diretos e indiretos sejam criados, priorizando a mão de obra local. Ao longo do período de instalação da fábrica, em parceria com os governos municipal, estadual e federal, foram firmados acordos com instituições de ensino para a qualificação de trabalhadores, a exemplo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O foco é criar uma base sólida e socialmente responsável, absorvendo profissionais da região.
“Após sofrer com a saída da Ford, que operava nesse mesmo complexo, Camaçari se coloca com muita coragem e visão de futuro como um inovador território estratégico. Estamos preparados para trabalhar em parceria com a BYD e trazer novos investimentos e oportunidades para essa cidade tão forte e agora ainda mais conectada com a sustentabilidade”, pontuou o prefeito Luiz Caetano.
Para o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a conquista simboliza uma nova era para a economia regional. “Camaçari lidera mais uma vez um processo de inovação industrial, baseado em energia limpa, tecnologia avançada e inclusão social. É um marco histórico para a Bahia e para o Brasil”, afirmou.
A decisão da BYD de estabelecer sua principal operação latino-americana em Camaçari reflete as vantagens estratégicas da cidade, como a infraestrutura logística robusta, a tradição industrial consolidada e o ambiente institucional favorável.
Em seu discurso, o fundador e CEO mundial da BYD, Wang Chuanfu, que também participou do evento compartilhou a visão que guia a companhia. “Há 16 anos, criei os ‘Três Sonhos Verdes’ da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão”, declarou o fundador. “Há dois anos, em uma visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos, então, que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao Presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”.