• 29 de March de 2024


Ciat promove 4ª edição do Camaçari de Braços Abertos à Inclusão

 Ciat promove 4ª edição do Camaçari de Braços Abertos à Inclusão

Próxima quinta-feira (23/9) é dia exclusivo de atendimento às pessoas com deficiência (PCD) no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat). O evento Camaçari de Braços Abertos à Inclusão é uma iniciativa anual da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e visa integrar a comunidade PCD ao mercado de trabalho. Das 9h às 16h ocorrerão palestras, atividades culturais e processo seletivo dirigido. Para integrar o banco de mão de obra do centro, é necessário apresentar carteira de trabalho, comprovante de residência e laudo médico. O Centro fica na praça Desembargador Montenegro, s/n, ao lado do Centro Comercial (Feira).

Em 2020, em função do agravamento da pandemia, a atividade foi suspensa. Este ano, o Ciat quer mobilizar em torno de 400 PCDs, superando a marca de 278 pessoas que participaram do evento em 2019. Para tanto, estão sendo convidados grupos e instituições especializadas como a Associação de Surdos e Mudos de Camaçari, Associação dos Cadeirantes, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, dentre outras. Para a mobilização de corporações, o centro tem divulgado a iniciativa por e-mail e por aplicativos de mensagens, com o objetivo de envolver 32 empresas no evento.

Dentre as funções mais demandadas pelo mercado para a comunidade PCD, segundo o Ciat, estão a de operador (a) de caixa, auxiliares de limpeza, de produção e de estoque, operador (a) de produção e de costureiro (a). Com a iniciativa, o órgão auxilia empresas com mais de 100 funcionários a cumprir a Lei n.º 8.213, de 24 de julho de 1991, também conhecida como Lei de Cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência, dispositivo legal que versa sobre a contratação de pessoas com deficiência e sobre planos de benefícios previdenciários.

Joe Improta