• 19 de June de 2024


Campanha de vacinação contra pólio acontece em unidades de saúde de Camaçari

 Campanha de vacinação contra pólio acontece em unidades de saúde de Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), convoca pais e/ou responsáveis para levar as crianças menores de cinco anos (até 4 anos 11 meses e 29 dias) para reforçar a proteção contra a poliomielite (pólio). O chamado faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde (MS), que ocorre até o dia 14 de junho. A vacina é indicada para prevenir a paralisia infantil.

A meta da Sesau é vacinar ao menos 95% do público-alvo, que é de 16.421 meninos e meninas do município. Desta forma, para alcançar esse propósito, todas as unidades, da sede e da costa do município, estão mobilizadas e atendendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Sendo que, na Unidade de Saúde da Família (USF) Gleba B a vacinação ocorre também aos sábados, das 7h30 às 18h30.

A Sesau informa que seguindo orientação do MS, desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (VIP), para 2, 4 e 6 meses de idade, e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), gotinha. As crianças que estão com o calendário vacinal atrasado, devem tomar as doses atrasadas. E mesmo as que estão em dia com a vacinação devem receber a dose extra da VOP.

A paralisia infantil é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. Sendo a vacinação a única forma de prevenção.

Joe Improta