• 19 de April de 2024


Câmara de Camaçari recebe exposição itinerante a partir desta sexta-feira (19)

 Câmara de Camaçari recebe exposição itinerante a partir desta sexta-feira (19)

A Câmara Municipal de Camaçari recebe a partir desta sexta-feira (19/11) a exposição fotográfica “Os caminhos de Osun: de Osobo ao Rio Pojuca”. O evento itinerante faz parte da segunda edição do projeto “Das Telas às Imagens – Identidade Cultural Por Cada Um de Nós”, que é realizado pelo Núcleo de Produção do Teatro da Cidade do Saber, através do subprograma Camaçari Tem Cena, e consiste em apresentar simultaneamente, em locais diversos, diferentes exposições artísticas para a população.

Cedidas em parceria com o Museu Afro-brasileiro Pai Procópio de Ogunjá (MAPPO), as obras tem como artista o Terreiro Casa do Mensageiro, que através do olhar do Pai Rychelmy Esotubi, e das lentes do fotógrafo Arthur Seabra, disponibilizam para a população, entre os dias 19 de novembro e 3 de dezembro no foyer da Câmara, a possibilidade de conhecer algumas telas de seus trabalhos.

Além da Câmara, para esta edição do programa, também serão utilizados o foyer do Teatro Cidade do Saber, o Horto Florestal Linaldo Silva e a Pracinha da Cultura no Phoc 3, que revezarão entre si as obras de João Borges, Antônio Borges, Bruno Nunes, e o Terreiro casa de Osum, com seu fotógrafo Arthur Seabra.

A respeito da exposição atual na Casa, que começará 19 de novembro, o Pai Rychelmy informou que as fotos foram tiradas durante o último final de semana de julho, tematizando o culto à Osun na Casa do Mensageiro, localizado nas margens do Rio Pojuca. “Espero que esta exposição ajude a acabar com a intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana, e mostrar a beleza de nossa religiosidade para as pessoas que não nos conhecem”, enfatizou.

Após o fim desta exposição, a Câmara também receberá as obras de Antônio Borges, com o tema “Consciência”, e de Bruno Nunes, com o tema “Ilustrando Pensamentos”, cada artista ficando por 15 dias com as obras expostas.

Joe Improta