• 25 de April de 2024


Câmara de Camaçari discutirá proibição ilegal de acesso às praias nesta sexta (10)

 Câmara de Camaçari discutirá proibição ilegal de acesso às praias nesta sexta (10)

Após solicitação da bancada de oposição, a Câmara de Vereadores de Camaçari realizará uma Audiência Pública nesta sexta (10/09), às 9h, para debater a proibição ilegal do acesso a algumas praias do município e sua consequente influência na prática de crimes ambientais contra a fauna e a flora marinha.

O tema é relevante e ganhou repercussão em julho deste ano, após os vereadores Tagner (PT) e Vavau (PSB) serem impedidos de entrar na praia de Vila de Abrantes, cujo acesso é feito pelo Condomínio Busca Vida.

Ao terem suas prerrogativas parlamentares violadas, os vereadores descreveram a ação como “uma sucessão de absurdos”, conforme a justificativa da Audiência aprovada na Casa Legislativa Municipal. No local, foi detectada a construção ilegal de um muro de material rígido avançando 10 metros da areia da praia, instalada em um ponto de intensa desova de tartarugas marinhas.

Os vereadores acreditam que a existência de bloqueios que impeçam autoridades de fiscalizar é motivo para debate. Além disso, o direito de ir e vir de populares é frequentemente negado pelos seguranças do condomínio.

“Essa Audiência Pública traz à tona uma discussão antiga acerca do controle e acesso às praias, assim como denúncias de crimes ambientais cometidos dentro desses condomínios ou loteamentos. Uma vez confirmados, precisam ser penalizados” afirma o vereador Dr. Samuka (CIDADANIA), presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Joe Improta