• 20 de September de 2021

Camaçari ultrapassa a marca de 100 mil pessoas imunizadas com a 1ª dose contra a Covid

 Camaçari ultrapassa a marca de 100 mil pessoas imunizadas com a 1ª dose contra a Covid

Com a retomada, nesta quarta-feira (4/8), da vacinação para a primeira dose (D1) contra a Covid-19, Camaçari ultrapassa a marca de mais de 100 mil pessoas imunizadas. O retorno só foi possível com o recebimento, na tarde desta terça-feira (3/8), de mais 2.676 novas doses, o que permitiu avançar para pessoas com 34 anos acima. De acordo com o subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, o alcance deste número de cidadãos imunizados é um marco importante e que merece ser comemorado.

“No entanto, poderíamos ter avançado mais se o quantitativo de doses recebidas fosse maior”, declarou Duplat ao falar ainda que, proporcionalmente falando, Camaçari é um dos municípios que menos recebe doses da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Por outro lado, é o que apresenta maior índice de vacinação da população. “Temos uma capacidade instalada para vacinar até cinco mil pessoas por dia, mas, infelizmente, não recebemos o quantitativo de doses suficientes para que todas as nossas unidades possam realizar a vacinação da maneira que deveria ser feita”, concluiu o subsecretário.

A aplicação da segunda dose (D2) com a CoronaVac e a AstraZeneca também continua nos postos distribuídos pelo município. No Espaço Camaçari 2000, na sede, onde acontece o sistema drive-thru, as pessoas compareceram em massa para tomar a “dose da esperança”, como carinhosamente foi batizada.

Para Ney Santos, 36 anos, que trabalha com transporte de passageiros, a ansiedade estava tomando conta dele. “Não pude vir antes por conta do meu trabalho. Quando arranjava um tempo, as doses acabavam. Estava muito ansioso com tudo isso, sobretudo, por conta da minha profissão. Mas, graças a Deus, hoje consegui tomar a primeira dose”, falou agradecido o morador do bairro Lama Preta.

A nutricionista Irlane Braga de Araújo, 35 anos, comentou sobre a importância de tomar as duas doses da vacina, mas também de não negligenciar com os cuidados para evitar a contaminação. “Só assim conseguiremos evitar mais mortes. Da forma que está acontecendo, seguindo o fluxo de faixa etária, aos poucos, todos estarão vacinados”, disse a moradora do bairro Polo de Apoio.

Os comerciantes, Wanderley Santos e Josielson Reis, ambos com 34 anos, moradores dos bairros Gleba C e Parque Verde, respectivamente, falaram que estavam contando os dias para a chegada da faixa etária. Eles, que chegaram cedo no Espaço Camaçari, elogiaram a organização das equipes de atendimento e a estrutura montada pela prefeitura para atender ao público.

Para ser imunizado, o cidadão que está dentro da faixa etária informada deve apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS municipal ou comprovante de residência.

Confira abaixo os locais e horários da vacinação nesta quarta-feira.

Sede – D1, das 9h às 16h

Drive-thru Espaço Camaçari 2000

Centro de Vacinação Contra a Covid (atrás do antigo Bompreço)

Costa – D1, das 9h às 16h

Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes

Unidade de Saúde da Família (USF) de Fonte das Águas

USF Barra do Jacuípe

UBS Monte Gordo

USF Barra do Pojuca

Sede – D2, das 9h às 16h

Drive-thru Espaço Camaçari 2000

USF Novo Horizonte

USF Piaçaveira

UBS Gleba E

UBS Gravatá

USF Parafuso

USF Ponto Certo

Costa – D2, das 9h às 16h

UBS Vilas de Abrantes

USF Fonte das águas

Costa – D2, das 9h às 12h

USF Machadinho

USF Cajazeiras de Abrantes

USF Catu de Abrantes

USF Barra do Jacuípe

UBS Monte Gordo

USF Coqueiro de Monte Gordo

USF Barra do Pojuca USF Cachoeirinha

Redação