• 5 de March de 2024


Camaçari sedia Festival de Xadrez neste domingo (3)

 Camaçari sedia Festival de Xadrez neste domingo (3)

O município Camaçari recebe neste domingo (3/12), o Festival de Xadrez do Interior 2023. A competição, que acontece a partir das 9h, no Centro de Apoio aos Esportes e a Cidadania (CAEC), próximo à Associação dos Moradores da Gleba C, deve reunir cerca de 80 atletas baianos das cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Dias d’Ávila, Salvador e Antas, além de representantes de Fortaleza e do Chile.

O objetivo da competição é divulgar o esporte, arte e a ciência na cidade, confraternizar com enxadristas baianos e movimentar o rating – método estatístico utilizado para se calcular a força relativa entre jogadores de xadrez. O ritmo do torneio será o “rápido”, jogado em sete rodadas pelo sistema suíço, com controle de tempo em 10 minutos mais 5 segundos, a partir do primeiro lance.

Entre os participantes, destacam-se o atleta chileno, Jaime Arturo Peralto Stone; o terceiro colocado geral na Copa Brasil de Xadrez Etapa Regional Nordeste 2023, Jefferson Teles; o candidato a Mestre da Federação Internacional dos Enxadristas (FIDE) Luciano Zalio; o Mestre de Xadrez, Eudes Marques; o candidato a Mestre Mirim, Matheus Cajaíba; a atleta de Dias d’Ávila, Raquel Mel Ludwing; e os camaçarienses Lara Fabian, Ícaro Tiago e Larissa Ramana.

Realizado pelo CAEC, o evento tem o apoio da Federação Bahiana de Xadrez (FBX), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), e Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv). A iniciativa também é voltada para a inclusão, já que Pessoas com Deficiência (PcD) participarão da competição.

As inscrições seguem até este sábado (2/12), e podem ser realizadas através deste link. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (71) 9 8283-2395.

Joe Improta