• 24 de June de 2024


Camaçari: Sedap deu início à atualização cadastral de produtores rurais nesta segunda (7)

 Camaçari: Sedap deu início à atualização cadastral de produtores rurais nesta segunda (7)

Até sexta-feira (11/3), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), segue atualizando cadastro de produtores rurais junto à pasta e aos órgãos reguladores. A ação visa identificar contingente apto a receber insumos distribuídos anualmente pela secretaria, bem como promover regularização de pendências.

Para o gestor da Sedap, Antonio Falcão, a função principal do recadastramento é a de manter a pasta atualizada. “O município cresce de modo acelerado, e a gente procura dar assistência àqueles que de fato atuam como agricultores. É importante que a gente faça esse recadastramento sempre, para que estejamos atualizados. Até porque a prefeitura hoje está disponibilizando diversos benefícios para os agricultores, como, por exemplo, adubo, sementes, kits de ferramentas, assistência técnica, e precisamos auxiliar aqueles que de fato fazem a diferença com esse benefício”, declarou.

João Silva de Oliveira, agricultor em Pinhão Manso, no bairro Santo Antônio II, não perdeu tempo para atualizar seus dados junto à secretaria. “Se todos os órgãos trabalhassem como a Sedap, as coisas iriam para frente. A gente precisa desse material para trabalhar porque a situação não está boa. Tenho sete tarefas de terra lá na comunidade, e preciso de ajuda. Todos nós lá precisamos de ajuda. Como eu vim na frente, agora, vou levar a notícia para eles lá, que já está cadastrando”, esclareceu.

A agricultora Avani Romana de Jesus foi outra que não deixou para atualizar seus dados junto à pasta na última hora. “A gente mora longe, na zona rural, e tem que adiantar pra não ficar tudo para a última hora. A Sedap é muito atenciosa e esse recurso ajuda muito. Tá tudo muito caro, e pra gente comprar tudo fica muito caro”, relatou a produtora da comunidade de Cancelas, em Monte Gordo.

A previsão é que sejam atendidos entre 600 a 1000 agricultores de hoje (7/3) até sexta-feira (11/3). O atendimento vai das 8h às 16h, com intervalo pra almoço das 12h às 13h, no seguinte endereço: rua Vera Lúcia Pestana Fróis (antiga rua do Migrante), Centro, sala 11. O produtor deverá levar os originais do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Através desses documentos, a Sedap acessará o histórico do pleiteante, a fim de verificar sua situação junto à pasta e aos órgãos reguladores. Produtores irregulares estarão inabilitados a receber benefícios. Em caso de qualquer dúvida, a secretaria também pode ser contatada por meio do número telefônico (71) 3622-7343.

Joe Improta