• 20 de April de 2024


Camaçari: Estudantes do IFBA conquistam 1º lugar na Febrace 2024

 Camaçari: Estudantes do IFBA conquistam 1º lugar na Febrace 2024

Com o projeto “Do cafezinho ao carvão ativado: usando borra de café para tratar efluentes têxteis”, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) – Campus Camaçari foram premiados em 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2024. Formada pelos estudantes Caio Nunes Santana, Emily Kanashiro da Hora e Alana Carolina da Costa França, a equipe foi orientada pela professora de química Luciene Santos Carvalho.

“O projeto teve como objetivo preparar carvões ativados, a partir da reciclagem das borras de cápsulas de café usadas em máquinas, para serem empregados no tratamento de águas contaminadas com corantes oriundos das indústrias, como, por exemplo, o azul de metileno. Essas substâncias são nocivas ao meio ambiente e à saúde humana, se descartadas indevidamente nos corpos d’água. Portanto, o trabalho é muito importante, porque transforma um resíduo produzido em grande quantidade no Brasil, que é o principal produtor mundial de café, em um biocarvão que será usado para remover corantes presentes em águas residuais industriais”, afirmou a orientadora da equipe.

A estudante Alana França, falou sobre a participação no evento. “Foi algo incrível. Pois, ver jovens que desenvolvem projetos tão bons e inovadores nos motiva cada vez mais. É muito legal ver a imersão de estudantes com futuros tão brilhantes na Febrace, e poder fazer a mesma coisa. Além de poder representar o Ifba, a Bahia e a cidade de Camaçari, é uma experiência única, e vai ser um prazer muito grande conseguir representar o município em uma feira internacional”.

Além do 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, na Febrace 2024, outras três premiações foram conquistadas pela equipe. São elas: uma credencial para participar da XIV Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul (FETECMS), em Campo Grande, em outubro de 2024; o destaque das Confederações (melhor projeto da Bahia); além da credencial para participar na Regeneron ISEF (Feira Internacional de Ciência e Engenharia) 2024, que é a maior competição internacional do gênero e acontecerá em Los Angeles, nos Estados Unidos da América (EUA), entre 11 e 17 de maio.

A pesquisa realizada pelos estudantes foi desenvolvida no laboratório de Química do Ifba – Campus Camaçari. Inicialmente foi divulgada no 13° Encontro de Jovens Cientistas, que ocorreu em outubro de 2023, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), quando receberam o Prêmio de Menção Honrosa pelo trabalho.

A descrição do Febrace é de um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

A Febrace 2024 ocorreu entre os dias 18 e 22 de março, no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

Joe Improta